7 Passos Para Escolher Nichos de Mercado Lucrativos
Primeiro vamos entender o que vem a ser Nicho de Mercado!
Um nicho de mercado representa um segmento do público que possui perfil e interesses semelhantes. Ou seja, é uma parcela da audiência com particularidades próprias.
Ele pode ser amplo, como materiais esportivos, ou específico, como equipamentos de proteção para jogadores de futebol americano, por exemplo.
Além de determinar a persona certa para seu produto, o nicho tem como objetivo explorar novos mercados, buscando suprir demandas que ainda não têm tanta atenção ou fortes concorrentes no mercado.
Se você analisar marcas como Amazon, Submarino e Lojas Americanas, perceberá que todas elas trabalham com uma gama muito ampla de produtos e serviços. Isso faz com que o público que consome nestes e-commerces seja muito abrangente.
Os nichos de mercados são subconjuntos de um mercado maior, com suas necessidades ou preferências particulares, que podem ser diferentes do mercado maior. A estratégia dos nichos é essencial para o sucesso de uma empresa, pois justamente na segmentação, aproveita-se mercados inexplorados gerando uma vantagem competitiva.
O nicho de mercado é o processo de segmentação de um mercado maior. Esse processo é essencial para o sucesso de um negócio online.
Para as empresas, isso significa determinar quais aspectos de um serviço ou produto são únicos e capazes de atender a um público específico.
Pra você, significa mais dinheiro no bolso!
O nicho de mercado também é muito utilizado por empreendedores digitais, pois é fundamental para o sucesso!
Neste artigo você vai aprender o que é um nicho de mercado e como escolher o melhor nicho de mercado para o seu negócio na Internet. Mesmo se você for um iniciante.
Saber escolher um nicho de mercado é essencial para o crescimento e sucesso de um negócio.
Fique tranquilo, pois todas essas dúvidas serão respondidas.
Você quer ter sucesso como empreendedor digital e ganhar dinheiro na internet?
Então precisa saber exatamente o que é um nicho de mercado.
O que compõe os nichos de mercado
Acontece muito das pessoas ficarem chateadas porque simplesmente não conseguem escolher nada. Nenhum Nicho para trabalhar.
Uma ferramenta que vai ajudá-lo nestes casos é o Ubbersugest
É excelente, principalmente no caso de não ter ideias.
Por que o Ubbersugest vai te mostrar a quantidade de pesquisas feitas para uma palavra-chave e te dar ideias de palavras relacionadas.
Visitar sites de editoras de revistas também é muito bom.
Os assuntos do momento saem nas revistas famosas. Eles podem dar muitas ideias a você, veja algumas abaixo.
Usar as plataformas de produtos digitais
Plataformas como o Hotmart, Eduzz e Monettize são excelentes!
Você pode ter muitas ideias e melhor, você já consegue verificar quais os produtos digitais mais comprados.
Quase todo mercado pode ser mais refinado, ou dividido, pelas necessidades e preferências particulares das pessoas que o compõe. Algumas das formas mais comuns de definir um nicho são baseadas em:
Preço (alto, moderado, desconto)
Base demográfica (sexo, idade, nível de renda, nível de escolaridade)
Nível de qualidade (premium, alta, moderada, baixa, barata)
Psicografia (valores, interesses, atitudes, emocional)
Geográfico (a localização precisa do comprador)
Como escolher um nicho de mercado?
Antes de começar seu negócio ou lançar um novo produto, é importante escolher corretamente em qual nicho você vai atuar.
Essa definição não pode ser feita de maneira aleatória. Pelo contrário, precisa ser feita com muito cuidado e planejamento. Caso contrário, suas ações não serão tão assertivas e dificilmente alcançarão o resultado esperado.
Determine o seu posicionamento pelas suas características
1- Listar habilidades que você tem
O primeiro fator a considerar para a escolha de seu nicho é pensar em algo que você gosta de fazer. Isso é importante porque, no mercado de produtos digitais, você sempre precisará ler e estudar sobre aquele tema, e nada mais chato do que ler sobre algo que você não gosta.
Depois de listar suas preferências, tente reduzir essa lista para as atividades que você realmente sabe desempenhar bem. É importante ter desapego nessa etapa para entender que nem sempre o tema que você tem mais interesse é o ideal para você abordar.
Uma pessoa pode ter interesse por cuidados com pets, mas não entender muito sobre o assunto para explicá-lo para terceiros. É claro que nada te impede de estudar muito sobre o assunto e se tornar referência, mas é provável que você tenha outras habilidades que podem lhe render um retorno financeiro mais rápido.
Tente responder às seguintes perguntas:
- Quais são suas “conquistas” na área escolhida?
- Você é referência no assunto?
- Já trabalhou com o tema antes?
- Seu método funciona?
- Sua mensagem é percebida com facilidade?
O nicho ideal para você atuar surgirá naturalmente ao cruzar seus interesses e suas experiências.
2 – Listar habilidades que deseja aprender
Vamos imaginar outro quadro…
No caso de você não possuir habilidades interessantes para criar um negócio digital, você deve também criar uma lista, mas agora com as habilidades que gostaria de aprender.
Isso não é incomum e garanto que muitos treinamentos e aulas que você encontra na internet são feitos a partir de estudos que as pessoas fazem.
E o melhor é que você pode criar o seu negócio sobre praticamente qualquer assunto.
3 – Ampliando as etapas com mais possibilidades
Se seu objetivo é começar a ganhar dinheiro na internet, foque em encontrar um nicho rentável e que tenha sinergia com as habilidades listadas nas etapas anteriores.
Pense também em quando você buscou informações na internet e não obteve resultados satisfatórios, seja pela ausência desse tipo de conteúdo ou pela superficialidade com a qual o tema foi abordado.
Essa dica é importante, já que indica palavras-chave que ainda não foram exploradas pela concorrência e constituem nichos nos quais vale a pena investir.
As palavras-chave (ou keywords) são termos ou expressões utilizadas nos principais mecanismos de busca, como Google, para encontrar informações sobre algum assunto.
Elas podem ser genéricas (head tail) ou específicas (long tail). As últimas ajudam a segmentar seu conteúdo e direcioná-lo para um público mais específico. É como se ela representasse uma “dor” mais precisa de seus potenciais clientes.
Por exemplo: se você digitar a palavra “marketing” na barra de pesquisa do Google, receberá vários resultados e terá que visitar muitas páginas, até encontrar a mais adequada a seu objetivo.
Agora, quando você já sabe o tipo de informação de marketing que está buscando, utilizará uma palavra-chave específica como “estratégias de e-mail marketing” ou “marketing de conteúdo para pequenas empresas”.
4 – Como ter ideias de Nichos de Mercado
Acontece muito das pessoas ficarem chateadas porque simplesmente não conseguem escolher nada. Nenhum Nicho para trabalhar.
Uma ferramenta que vai ajudá-lo nestes casos é o Ubbersugest
É excelente, principalmente no caso de não ter ideias.
Por que o Ubbersugest vai te mostrar a quantidade de pesquisas feitas para uma palavra-chave e te dar ideias de palavras relacionadas.
Visitar sites de editoras de revistas também é muito bom.
Os assuntos do momento saem nas revistas famosas. Eles podem dar muitas ideias a você, veja algumas abaixo.
Usar as plataformas de produtos digitais
Plataformas como o Hotmart, Eduzz e Monettize são excelentes!
Você pode ter muitas ideias e melhor, você já consegue verificar quais os produtos digitais mais comprados.
5 – Analise se dá para competir nesse nicho
Não menos importante que o nicho é saber se você consegue competir nesse segmento: qual o diferencial competitivo que seu produto digital pode apresentar para se destacar dos já existentes?
Não se desencoraje pelas ofertas no mercado! Se o nicho escolhido por você já tem uma lista de produtos mais vendidos, não é motivo para desanimar. Veja isso como uma oportunidade, afinal, se há altos índices de vendas, existe muita procura por aquele tipo de solução ou serviço.
Faça uma pesquisa de sua concorrência, visite a página deles e entre em contato via e-mail para entender a forma como eles operam e como é a relação deles com seus potenciais clientes.
Esse trabalho é minucioso, exige muita pesquisa, visão analítica e dedicação para encontrar as brechas existentes no mercado, que podem ser atendidas por seu produto ou serviço.
6. Foque em um público específico
Nós falamos sobre a persona na maioria dos nossos textos e não neste poderia ser diferente, já que o perfil do comprador ideal influencia todas as decisões estratégicas de seu negócio.
- Que tipo de conteúdo eu devo abordar?
- Quais são as redes sociais nas quais a minha audiência busca informação?
- Quais as necessidades desse público?
- O que ele espera do meu produto?
Se você ainda não sabe qual parcela do mercado pretende atingir, fica impossível divulgar seu produto, a não ser que você queira perder muito dinheiro ou confundir sua audiência.
Criar um produto para adolescentes não é específico suficiente. Mas selecionar adolescentes, do sexo masculino, que praticam esportes radicais e estudam em escolas particulares de Belo Horizonte, fará com que você seja mais assertivo em sua proposta.
7 – Realize testes
Uma vez que você escolheu um nicho correspondente com sua habilidade, está na hora de testar se sua ideia tem potencial para conquistar o mercado. Para isso, você precisará criar um protótipo, ou MVP (Minimum Viable Product), que é uma versão inicial de seu produto e que te permitirá coletar dados de seus consumidores e validar sua ideia, sem muito esforço e gastando menos recursos.
Você pode oferecer essa versão para teste, um free trial de seu serviço, disponibilizar o primeiro módulo de seu curso online gratuitamente, e observar como sua audiência reage a estes conteúdos.
Promover um webinar também pode ser ótimo para entender as principais dúvidas de sua audiência e fazer os ajustes necessários antes de lançar seu produto.
Agora vamos falar dos nichos lucrativos pouco explorados para ganhar dinheiro online.
NICHO – Mães
Esse é um nicho que tem poucas pessoas trabalhando e poucos produtos é o nicho de gravidez para mães e recém-mães, que tem pouquíssimos produtos.
Então, se você possui técnicas para as mães ficarem mais bonitas, para perderem peso ou educar os filhos, essa é uma boa opção.
NICHO – Música
O nicho de música, ensinando as pessoas a tocarem instrumentos que são muitos. Com ele não existem problemas para anunciar, sendo possível divulgar à vontade. Então, assim que você acertar no anúncio será possível ter um rendimento grande pois não haverá problemas de contas bloqueadas e etc.
NICHO – Emagrecimento
A ideia é buscar alternativas. Só vemos as pessoas falando de detox e treino de alta intensidade, então é preciso pensar novas formas de entrar nesse nicho, como dieta paleo, dukan e outros tipos de dietas e formas de emagrecer.
Basta pensar em ir por um caminho um pouco diferente!
NICHO – Alimentação moderna
Esse nicho é para ensinar as pessoas a driblar a correria do dia a dia e preparar cardápio rápidos para armazenar por alguns dias e já ter uma refeição saudável pronto sem perder seus benefícios.
Não há muita coisa nesse nicho nem informação de produtos confiáveis que fale sobre isso, então falar sobre alimentação saudável e rápida é uma ótima opção de nichos lucrativos inexplorados para ganhar dinheiro online.
NICHO – Vídeos profissionalizantes
PHP, Excel, Photoshop, ar condicionado, manutenção de computadores e celular, desenvolvimento de apps e etc. é um nicho enorme de pessoas que buscam um curso online para conquistar uma profissão e é pouco explorado.
NICHO – Grupos de produtos
Tanto para produtores como para afiliados, é possível trabalhar com grupos de produtos. Exemplo: se você é afiliado ou cria um curso de manutenção de computadores, é muito perto para você criar um curso de manutenção de celulares, pois as pessoas que estão ali são bem parecidas.
Depois desses dois, você ainda pode criar uma parceria e oferecer um curso de instalação de ar condicionado. Embora pareça que não tem nada a ver você vai estar no grupo de cursos profissionalizantes.
Você deixa de ser um especialista em computadores e passa a ser um especialista em desenvolvimento de pessoas através de cursos profissionalizantes. Imagine o leque que isso irá abrir.
O bom é que se pode pensar assim em todos os nichos, abrindo as possibilidades.
Imagine o nicho de imagem digital. Você não precisa ensinar só a ganhar dinheiro online, pode ensinar a pessoa a ser um bom afiliado, ensinar dentistas a conquistarem clientes online, ensinar como restaurantes podem obter mais clientes através do marketing digital.
São muitas coisas e o erro é que as pessoas focam sempre no mesmo.
NICHO – Moda masculina
Hoje os homens buscam muito sobre isso e esse é um excelente nicho com ótimas oportunidades
NICHO – Desenvolvimento pessoal
Existem poucos produtos disponíveis hoje sobre esse assunto, tais com memorização, hipnose, técnicas de estudo que as pessoas buscam bastante. Inclusive é possível ir para o segmento de ensinar as pessoas a estudar ou ir para o segmento de ensinar a passar em concurso, passar na faculdade. Técnicas de estudo e aprendizagem é isso e você pode ir para esse nicho.
Pode optar também por leitura dinâmica, lei da atração e meditação, que não oferece muita informação.
NICHO – Animais
Hoje no Brasil esse segmento é pouco explorado, então, temos milhares de pessoas que tem animais de estimação, que cuidam como se fossem membros da família mesmo.
Então pode falar de como cuidar do seu cachorro, como alimentar ele bem, como adestrar, com produtos simples e vídeos dá para fazer bem rápido e ter uma alta taxa de venda com pouca concorrência.
NICHO – Negócios e finanças
Você pode sair do foco de ganhar dinheiro online e nichar mais, ensinado advogados a ter mais clientes para seu escritório, ensinar dentistas a conseguir mais pacientes e fazer crescer seu consultório, ensinar dentistas a fazerem uma franquia do seu consultórios.
É possível fazer nichos e usar seus conhecimentos de marketing digital entrando nessas áreas.
NICHO – Idiomas
Tem muita gente fazendo cursos de inglês, mas isso não quer dizer que se você fizer não vai dar, mas já tem bastante gente. Então, porque não pensar em outros idiomas como francês, chinês, japonês que tem bastante busca.
NICHO – Relacionamentos
Esse é um dos grandes nichos já falados, mas não é só sobre arrumar uma namorada ou namorado. Por exemplo: como melhorar o relacionamento do casal ao longo dos anos, como melhorar o relacionamento com os filhos, como educar os filhos. Tem várias ideias nesse nicho que você pode entrar!
NICHO – Hobbies
Você pode pensar em muitas coisas mas alguns produtos pequenos que vendem bem para um grupo de pessoas muito grandes, como um e-book de como cuidar de orquídeas. É legal, vende bem e tem um público que busca por isso.
Outras ideias são como desenhar, instrumentos musicais, fotografia, que rende bastante e pode ser voltado para quem quer ser um profissional da área ou para quem quer fotografar por hobbie.
Aeromodelismo também é um nicho pouco pensado e que tem muitos interessados. Então existem muitas opções mesmo!
Uma excelente dica, além desses nichos que já foram falados é ir para o YouTube e começar a pesquisar como “qualquer coisa”, fazendo buscas bem genéricas mesmo, tais como “como a” e veja o que aparece.
Daí você vê os vídeos que estão ali, vídeos que tem um grande número de visualizações. Quanto maior for o número de views, maior é o interesse das pessoas.
Pesquise “como a”, depois “como b” e veja as opções que aparecem ali, com coisas que você nem imagina, mas as pessoas buscam. Faz esse teste aí depois porque tem muita coisa.
Pois bem, para você começar, seja em um nicho inexplorado ou em um nicho já explorado, e não tem muito dinheiro para investir e quer começar mesmo assim, a recomendação é começar com uma estrutura completamente orgânica, ou seja, um Youtube, um blog, redes sociais, trabalhando em grupos e começar a faturar um pouco de dinheiro com aquilo que você criou ou com aquilo que você é afiliado.
Então, comece de forma orgânica. Vai demorar um pouco mais, mas os resultados vão vir e com eles você conseguirá crescer ao longo do tempo no passar dos dias e semanas.
Já se você possui um pouco de dinheiro para investir, a dica começar anunciando e atualmente o poder de anúncios está no Facebook Ads, então, comece por lá, comece a faturar os primeiros valores do que for vendido e reinvista no seu negócio, criando a sua estrutura para ter uma base sólida para o seu negócio.
Nichos Mais Explorados
-Saúde, fitness, emagrecimento, controle de doenças;
-Dinheiro, negócios, finanças;
-Relacionamento;
-Educação profissional;
-Hobbies e desenvolvimento pessoal;
Pronto, agora você já conhece os nichos lucrativos inexplorados para ganhar dinheiro online. Aproveite essas dicas e não perca essa oportunidade.
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