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E-mail Marketing? Estratégia Para Ampliar Seu Negócio.

Tempo de leitura: 32 min

Escrito por Luciano Vasconcelos

E-mail Marketing? Estratégia Para Ampliar Seu Negócio

A importância de conhecer o E-mail Marketing e as estratégias que podem mudar o seu negócio.

Você que nos visita precisa entender que todo  empreendedor tem que está sempre em busca de soluções que agreguem valor para o seu negócio ou empreendimento. O E-mail Marketing é uma ferramenta indispensável em sua estratégia.

Se o fluxo de relacionamento do seu cliente com sua empresa está em dificuldade, o que acontece com frequência com a maioria das empresas de pequeno porte, você tem a oportunidade através do E-mail Marketing melhorar este relacionamento.

E-mail Marketing é uma Estratégia do Marketing Digital que se baseia no disparo de emails para um determinado público, seja ele proveniente de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias.

Sendo uma das principais estratégias de Marketing Digital. O Email Marketing é um canal direto de comunicação com o seu público, que você pode usar para estreitar o relacionamento, nutrir leads e gerar vendas, com uma excelente taxa de ROI.

Por isso, queremos neste artigo explicar tudo sobre o que é email marketing e como usar da melhor forma que aumente seu relacionamento com seu cliente. 

Acompanhe agora para saber tudo:

O que é E-mail Marketing?

E-mail Marketing é a Estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.

Inicialmente, o email foi entendido como uma versão eletrônica das cartas. Não por acaso recebeu esse nome, que pode ser traduzido para o português como correio eletrônico.

Quem inventou o E-mail Marketing

Ray Tomlinson foi quem inventou o email, em 1971. Em entrevista à The Verge, ele disse que só queria uma maneira simples de deixar mensagens para as pessoas de um computador para outro, que não dependesse da sua presença no momento, como acontecia no telefone.

E foi isso que o email se tornou: um canal de comunicação direta entre um remetente e um destinatário. Com o tempo, o email entrou no dia a dia da internet e se tornou um tipo de identidade dos usuários na internet, usado para trocar mensagens e realizar qualquer cadastro na internet.

E é claro que o marketing se ligou nisso. Os e-mails se tornaram uma forma de divulgar produtos, informar sobre ofertas e enviar mensagens aos consumidores, como uma grande panfletagem virtual.

O problema é que o uso do email como ferramenta de marketing passou a incomodar os usuários. Muitas empresas passaram a enviar mensagens indesejadas, insistentes, sem qualquer permissão.

E, como ainda acontece muito hoje, aquele ambiente tão pessoal foi “invadido” por marcas inconvenientes e por mensagens com vírus e malwares.

Reputação do E-mail Marketing

Isso prejudicou a reputação do email marketing. Provedores de email, como Hotmail, Yahoo e Gmail, começaram a bloquear emails suspeitos, enquanto os usuários passaram a ignorar ou deletar mensagens que não queriam ver na sua caixa de entrada.

Então, as empresas iniciaram um movimento para qualificar as abordagens de email marketing. Para isso, começaram a solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contatos e adotar diversas práticas que hoje tornam as mensagens mais relevantes e personalizadas.

Perceba, portanto, que o e-mail marketing voltou às origens. Uma boa estratégia atualmente deve funcionar como o envio de uma carta: direta, humanizada, pensada especificamente para cada destinatário, com uma mensagem que traga algum valor para a sua vida

Motivos para você usar o E-mail Marketing

Se você tem uma empresa e ainda não usa o E-mail Marketing, vou dar alguns motivos para repensar essa atitude

  • Com essa ferramenta, você aumenta o tráfego de clientes em seu site
  • Você pode alavancar o número de vendas da sua empresa
  • Se você tem um e-commerce, também poderá aumentar suas vendas
  • E-mail Marketing é uma forma de estreitar o relacionamento com seus clientes
  • Você tem um alcance de diversos públicos e gasta menos do que gastaria com outras formas de publicidade.

Por que utilizar E-mail Marketing?

E-mail Marketing é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os emails se mantêm forte nas estratégias.

Me responda com sinceridade: quantas pessoas você conhece que não possuem um endereço de email?

Arrisco dizer que, se você conseguiu pensar em uma ou mais pessoas, esse número certamente representaria a minoria.

A verdade é que quase todo mundo tem email, ainda que não o acesse com tanta frequência.

E o email marketing vai ajudar a sua empresa a criar um veículo direto com seus leads e clientes em larga escala, com excelente custo-benefício.

Uma técnica fundamental para a conversão de leads em clientes é a nutrição. A forma mais eficiente de fazer isso é com a automação de marketing. 

Veja o que você vai alcançar com a estratégia de E-mail Marketing:

Grande alcance

Existem 4 bilhões de usuários de email atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Esse número representa mais da metade da população mundial. Impressionante, não é?

Fonte: Statista

 

Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, utilizamos o endereço de email. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Por isso, quando você investe no email marketing, pode alcançar um número enorme de pessoas — que podem não estar nas redes sociais ou outros canais, mas certamente têm um email.

Agora, segura aí mais uns dados importantes, de acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2018 sobre o uso do E-mail Marketing:

  • 97,6% dos entrevistados diziam possuir ou acessar email pessoal
  • 95,9% conferem a caixa de entrada diariamente
  • Apenas 1,6% possuem emails mas não o acessam, e 0,8% não tem email.

Me parecem números animadores o suficiente para começar a investir fortemente nessa estratégia. Concorda?

Previsibilidade

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, nem todos os seguidores vão receber sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário.

Por essa razão, o alcance orgânico de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação.

Já no E-mail Marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 100 endereços de email para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais adiante).

Formato flexível

O email é uma tela em branco — você pode preenchê-la como bem quiser. As mensagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter o layout que você preferir para a sua marca.

Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o email pode ser como você desejar!

Alto retorno financeiro

Você sabia que o ROI do email marketing é um dos mais altos entre os canais de marketing? 

De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 investido em E-mail Marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. Dependendo da indústria, esse retorno pode ser ainda maior.

2019 da Litmus

Dois fatores ajudam a explicar por que os resultados financeiros do E-mail Marketing são significativos: o investimento necessário é baixo, e as taxas de conversão são altas.

Para começar uma estratégia de E-mail Marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de envio e uma pessoa para executar a estratégia.

Entre as inúmeras ferramentas do mercado, há ainda várias opções gratuitas. Portanto, o investimento que você precisa fazer não é muito alto.

Além disso, você pode gerar um grande volume de receita, seja por meio da nutrição dos leads, que têm mais chances de fechar negócio com esse relacionamento próximo, seja por meio de emails promocionais, que levam diretamente para a venda.

Canal próprio

Este é um dos principais motivos para usar o E-mail Marketing nas suas estratégias. O email é um canal próprio, e a lista de contatos é um ativo da sua empresa.

Não existe uma entidade externa definindo quando, como e por que você deve enviar mensagens aos assinantes. Você pode até usar uma ferramenta, mas a estratégia não depende dela.

Nas redes sociais, por outro lado, você depende das plataformas. São os algoritmos que decidem se o seu post é relevante ou não para os usuários. E os seguidores não pertencem à sua marca — se Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter acabarem ou perderem força, você não pode levá-los para outro lugar.

Portanto, o E-mail Marketing dá mais segurança. E a construção de uma lista de contatos robusta ainda valoriza a sua marca.

Engajar

E-mails Marketing são excelentes ferramentas de comunicação one to one ou seja, mais personalizada.

Isso faz com que os seus leads se sintam lembrados e valorizados, com conteúdos voltados especialmente para seus interesses.

Qual o papel do E-mail Marketing na sua estratégia de marketing?

O email marketing pode ajudar a cumprir diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito além disso.

Estratégia de Marketing e E-mail Marketing

Quando uma pessoa dá permissão para receber emails da sua marca, ela dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. A partir daí, você pode conversar de maneira mais pessoal com os seus clientes.

Perceba a grande oportunidade que o E-mail Marketing traz. Se você limitar a estratégia apenas a divulgar e vender produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles.

Então, vamos ver agora todos os papéis que o email marketing pode cumprir na sua estratégia e que você pode incluir no seu planejamento:

Estreitar relacionamentos

E-mail Marketing é um canal de relacionamento bastante pessoal. É uma comunicação direta com os consumidores.

Então, é a oportunidade de estreitar o relacionamento com eles. Os usuários também já se dispuseram a isso, ao dar permissão aos seus emails, então eles esperam receber as suas mensagens de tempos em tempos.

Aproveite para manter a marca sempre próxima dos consumidores, sempre ativa na sua lembrança. Crie uma comunicação de valor para eles, que entregue conteúdos e ofertas que sejam úteis para a sua vida. Dessa forma, o relacionamento se fortalece, assim como a imagem da sua marca.

Promover seus conteúdos

Se você tem um blog, deve saber que promover os conteúdos publicados é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Existem vários canais que você pode utilizar para isso, e o email é um deles. Você pode enviar atualizações do blog periodicamente ou criar newsletters e fluxos de nutrição com links para os conteúdos. Dessa forma, os emails contribuem para levar visitantes ao blog e aumentar a sua visibilidade na internet.

Nutrir e educar seus leads

A nutrição de leads é um dos pilares do Inbound Marketing. Essa estratégia tem a intenção de transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes.

Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e área de atuação, enquanto estreita o relacionamento com eles. À medida que você envia os conteúdos, eles entendem melhor o valor do que você vende e amadurecem a decisão de compra, até que se tornem clientes.

O email é um canal ideal para isso. Por meio da automação, você pode enviar mensagens personalizadas para cada pessoa, no momento certo, de acordo com a etapa da jornada em que ela se encontra.

Vender

Você pode enviar email apenas para estreitar relacionamentos e promover conteúdos, mas também pode vender diretamente. Os emails podem trazer ofertas e descontos que levam os usuários logo para a página de compra. São poucos cliques até a venda.

Um estudo da Klavyio mostrou que o email pode ser responsável por mais de um quarto (27%) da receita geral das lojas virtuais. Veja o poder desse canal nas vendas, especialmente para o e-commerce. Portanto, aproveite o email marketing para promover seus produtos!

E-mail Marketing

Fazer o pós-venda

Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes. A etapa de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound, e o E-mail Marketing pode ser seu aliado nisso. 

No pós-venda, você pode enviar uma pesquisa de satisfação, dar dicas de como aproveitar melhor seu produto ou simplesmente perguntar se a pessoa tem alguma dúvida que você possa resolver. Depois disso, mantenha o relacionamento com novos conteúdos e ofertas relevantes para esse cliente.E-mail Marketing

Relacionamento com o Cliente Através do E-mail Marketing

Lembre-se de que compradores satisfeitos trazem diversos benefícios, como a recompra e a indicação de novos clientes, e reduzem os custos com aquisição de novos clientes.

Principais vantagens do E-mail Marketing

O email marketing proporciona vários benefícios para uma estratégia de comunicação. 

Entre as principais vantagens, gosto de destacar as seguintes: 

  • Democrático: algumas pessoas não utilizam certas redes sociais, mas todo usuário de internet tem, pelo menos, uma conta de email;
  • Infinitas possibilidades: você pode enviar qualquer tipo de material, em variados formatos – imagens, gráficos, vídeos, links e outros;
  • Contato personalizado: permite uma conversa próxima com o público-alvo;
  • Contato profissional: ao mesmo tempo, o email marketing é bem menos invasivo do que outras estratégias de comunicação online, como as redes sociais e os anúncios; 
  • Baixo custo: é viável fazer excelentes campanhas até com um orçamento pequeno; 
  • Segmentação: com uma boa organização dos contatos, é possível otimizar os disparos, segmentando o público de acordo com as suas necessidades; 
  • Simples, fácil e efetivo: a simplicidade do email é, sem sombra de dúvidas, uma grande vantagem dessa estratégia de marketing; 
  • Principais desvantagens do E-mail Marketing

É claro que nem tudo é perfeito. 

Por isso, você precisa observar alguns pontos de atenção do disparo a fim de explorar ao máximo os benefícios da estratégia. 

Veja as principais desvantagens do E-mail Marketing e como tentar minimizá-las:

  • Spam: ainda que você tenha cuidado, o conteúdo pode cair na caixa de spam (lixo eletrônico) do usuário. Então, é necessário redobrar a atenção dos fatores que estejam levando a sua mensagem para essa tão indesejada caixinha
  • Baixo engajamento: a pessoa pode não interagir com os materiais da forma esperada. Nesse caso, as estratégias devem ser repensadas, as listas atualizadas e os conteúdos bem preparados.

Ou seja, as principais questões que você precisa ter atenção são, justamente, quanto ao planejamento e ao envio de conteúdos relevantes para o seu público.

Ou seja, as principais questões que você precisa ter atenção são, justamente, quanto ao planejamento e ao envio de conteúdos relevantes para o seu público.

Quais tipos de email você pode incluir na sua estratégia?

Existem vários tipos de email para incluir na sua estratégia. Talvez você costuma receber emails promocionais, mas a divulgação de produtos não é o único conteúdo que você pode usar. Até mesmo aquele email confirmando uma compra pode fazer parte do E-mail Marketing.

Agora, vamos ver quais são os tipos de email que você pode usar:

Newsletters

As newsletters são um dos formatos mais tradicionais de E-mail Marketing. Para alguns especialistas, foi também o principal formato de 2020.

Na tradução literal, newsletter significa boletim de notícias. Mas você pode entender a newsletter como o envio periódico (diário, semanal, quinzenal etc.) de mensagens em torno de algum tema. Com regularidade nos envios, esse formato ajuda a manter as pessoas próximas da marca e bem informadas.

Estratégia de E-mail Marketing

Algumas marcas optam por fazer apenas uma introdução ao tema na newsletter e levar os usuários até o blog, enquanto outras inserem todo o conteúdo no próprio email, com apenas alguns links para os seus canais.

Atualizações do blog

Atualizações do blog podem ser consideradas um tipo de newsletter. Mas levam aos usuários, especificamente, as últimas publicações do blog da sua marca.

Serve para aquelas pessoas que gostaram do seu conteúdo e não querem mais perder nenhuma publicação. Muitas vezes, cadastrar-se para receber as atualizações do blog é a primeira ação que elas tomam para conhecer melhor a marca. Então, é a oportunidade de mostrar que a marca tem valor para entregar a elas.

Emails promocionai

E-mails Marketing promocionais são os mais comuns. Sua função é promover a venda de produtos e serviços. Por isso, costuma ter uma abordagem mais comercial, com ofertas, preços e descontos, além de links diretos para a página de compra. A intenção é vender.

Emails editoriais

Emails editoriais trazem o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto. Muitas vezes, é assinada pelo CEO ou dono do negócio.

Sua intenção não é vender nem divulgar nada. Sua função está mais próxima do branding, já que fortalece a imagem da marca ao mostrar como ela se posiciona diante de algum acontecimento ou temas polêmicos.

No início da pandemia do coronavírus, muitas marcas enviaram emails para mostrar como estavam agindo diante das mudanças.

Emails transacionais

Emails transacionais são mensagens que os usuários recebem quando fazem transações ou cadastros no site da marca. Emails de confirmação de cadastro na newsletter, de recebimento de um pedido no e-commerce ou de abandono de carrinho são alguns exemplos.

O foco desses emails é trazer a informação que interessa ao usuário. Pode ser apenas um texto simples, mas você também pode aproveitar para oferecer algum conteúdo ou oferta que faça sentido no momento.

Se é um email de boas-vindas depois de um cadastro, por exemplo, você pode oferecer conteúdos iniciais, para quem está chegando. Se é um email de confirmação de entrega do pedido, você pode sugerir produtos complementares à compra.

Fluxos de nutrição

Um fluxo de nutrição é uma série de emails automaticamente disparados em sequência a partir de alguma ação do usuário. Esses fluxos são usados na etapa de nutrição dos leads, para que eles amadureçam o conhecimento sobre algum assunto e evoluam no funil de vendas.

Digamos que o usuário preencha um formulário para receber um ebook sobre Marketing Digital. Como demonstrou interesse no assunto, a empresa pode enviar uma série de emails que aprofundem o conhecimento do lead sobre Marketing Digital e, ao final, ofereça um conteúdo ou oferta que o faça avançar no funil ou até mesmo já se tornar cliente.

Pesquisas

Se você tem contato direto com os consumidores, também tem uma excelente oportunidade de conhecê-los melhor. Então, o E-mails Marketing também pode ser usado para colher dados em pesquisas.

Isso pode ser feito, por exemplo, após uma compra (pesquisa de satisfação), para traçar o perfil da sua persona, para entender o mercado, entre outros vários exemplos.

Como planejar uma campanha de email marketing? 

Agora vamos ver como começar as suas campanhas de email marketing. E é claro que tudo começa com um planejamento. Primeiramente, é preciso traçar seus objetivos, a persona, a linha dos conteúdos, os indicadores, entre outros elementos que vamos ver agora.

Quais são os objetivos da sua campanha?

Primeiramente, defina por que você quer criar uma campanha de email marketing. Você quer vender mais? Criar uma estratégia de nutrição de leads? Qualificar o pós-venda da sua empresa?

Anteriormente, falamos sobre os papéis do email marketing, então é hora de pensar qual função essa campanha deve desempenhar na sua estratégia.

Como é a persona com quem você vai se comunicar?

persona é o perfil de cliente com quem você vai se comunicar por email. Trata-se da descrição de um personagem semifictício, que representa o cliente ideal do seu negócio, com todas as suas dúvidas, necessidades, dores e interesses em cada etapa da jornada.

Os conteúdos e a linguagem do email marketing, então, devem ser criados pensando nessa persona. Depois, você pode personalizar esses conteúdos para cada destinatário, mas a persona indica as linhas gerais que eles devem seguir.

Como você vai construir sua lista de contatos?

No planejamento do E-mail Marketing, também é importante pensar como você vai construir e crescer sua lista de contatos. Afinal, sem eles, não há estratégia que funcione!

Para coletar emails, você pode inserir formulários no site, criar landing pages e oferecer conteúdos e materiais ricos em troca do contato. Mais adiante, vamos ver mais sobre como fazer isso.

Mas é importante destacar: tenha a autorização das pessoas para enviar emails a elas. Não compre listas de emails nem insira contatos sem que eles tenham pedido, ok? Isso pode fazer com que seus emails caiam no spam e prejudiquem a sua reputação.

Quais critérios de segmentação da lista você vai usar?

E-mail Marketing atualmente exige segmentação. Não dá mais para enviar um mesmo email para toda a sua base (com algumas exceções, claro), porque nem todos os contatos têm os mesmos interesses, nem estão na mesma etapa da jornada de compra.

Por isso, defina critérios de segmentação para tornar os envios mais relevantes para cada pessoa. Estas são algumas ideias que você pode usar para segmentar:

  • características demográficas (ex.: localização, idade, gênero etc.);
  • interesses (ex.: pessoas que gostam de natação, para um e-commerce esportivo);
  • histórico de interação (ex: clientes antigos que não compram há 1 ano);
  • etapa do funil (ex.: pessoas que já pediram orçamento).

Existem várias possibilidades. Pense nas segmentações que fazem sentido para a sua estratégia e para o tipo de email que você está escrevendo (newsletters, fluxos de nutrição etc.).

Quais conteúdos ou ofertas você vai enviar?

Já pensou no que você vai enviar para os destinatários? O conteúdo é a essência do E-mail Marketing, é o que engaja, é o que vai fazer você atingir seus objetivos ou não, por isso precisa ser bem pensado no planejamento.

É claro que tudo vai depender do tipo de email que você quer criar. Nos fluxos de nutrição e newsletters, por exemplo, você pode usar conteúdos que a marca já tem (no blog, no YouTube, nas redes sociais) para tratar de algum tema.

Nos emails promocionais e transacionais, é importante conhecer os interesses e o histórico do usuário para recomendar ofertas relevantes para ele.

Com que frequência?

A frequência de envio é determinante para o sucesso do E-mail Marketing. Muitos usuários se incomodam com a insistência, mas também não dá para ficar longe por muito tempo. Então, é preciso encontrar esse equilíbrio, especialmente em formatos de envio recorrente, como newsletters e email promocionais.

Além disso, pense nos melhores dias de envio. De acordo com a Campaign Monitor, a terça-feira é o dia com maior taxa de abertura (mas também mais descadastros). Isso pode variar bastante conforme o seu público e área de atuação, por isso é importante fazer testes para saber.

Quais métricas você vai analisar?

No planejamento, pense ainda quais métricas de E-mail Marketing você vai monitorar para saber se o público gostou do seu conteúdo, se os usuários fizeram o que você queria e se você atingiu seus objetivos.

Estas são algumas das métricas que você pode medir:

  • Taxa de entrega;
  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques (CTR);
  • Taxa de descadastros;
  • Taxa de conversão;
  • Bounce rate (taxa de emails que voltaram);
  • ROI (Retorno sobre Investimento).

Execução da estratégia de E-mail Marketing?

Planejou sua campanha direitinho? Então, é hora de tirá-la do papel.

Para isso, existem também algumas dicas que você pode seguir para ter sucesso nos envios. Veja agora como executar sua estratégia de email marketing da melhor maneira:

Contrate uma ferramenta de E-mail Marketing

Ter uma ferramenta de E-mail Marketing é essencial para escalar a sua estratégia, já que você pode automatizar os envios.

As ferramentas também permitem usar templates, segmentar a base de emails, monitorar as métricas e usar outros diversos recursos que qualificam o E-mail Marketing. Mais adiante, você vai ver algumas opções para executar sua estratégia.

Siga as boas práticas de E-mail Marketing

Saiba também que existe um Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM) que você deve seguir.

O CAPEM dispõe, por exemplo, sobre a necessidade de permissão prévia (opt-in) e opção de descadastro (opt-out) para o destinatário, de identificação do remetente e de uma linha de assunto relacionada ao conteúdo do email. Siga as regras para fazer E-mail Marketing ético.

Escolha um layout simples e responsivo

No E-mail Marketing, vale a pena simplificar. Mantenha o foco no objetivo do email, no conteúdo que você quer transmitir e no que você quer que o usuário faça.

Você pode criar um layout do zero ou usar os templates que as ferramentas oferecem para facilitar seu trabalho.

Independentemente da sua escolha, o layout do email deve ser responsivo, para se adaptar a qualquer tamanho de tela. Além disso, o ideal é mesclar imagens e textos, já que alguns provedores entendem como spam emails que têm apenas imagens.

Personalize os envios

A personalização do E-mail Marketing é uma das estratégias mais usadas pelas marcas. Não é por acaso, já que ela é capaz de aumentar as taxas de abertura e de cliques dos emails.

Então, na hora de executar sua estratégia, pense como você pode personalizar o envio para se aproximar da pessoa, chamar sua atenção e ter melhores resultados. Basta inserir uma variável no conteúdo que seja substituída por algum dado do usuário, como:

  • Nome do contato (ex.: Luciano, você deixou este produto no carrinho);
  • Interesse (ex.: Quem gosta de futebol vai adorar estas ofertas);
  • Cargo (ex.: Conheça a ferramenta ideal para o Gestor de Marketing).

Como construir uma lista de emails?

A lista de emails é o principal elemento da sua estratégia de email marketing. Aliás, é um dos principais ativos de uma empresa, já que representa uma lista de clientes e potenciais clientes que podem rentabilizar ainda mais o negócio.

E esses contatos pertencem à empresa, e não a uma plataforma externa, como acontece com os seguidores nas redes sociais.

Por isso, a lista de emails merece atenção. É preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.

Mas como fazer isso? Como “convencer” as pessoas a deixarem seus contatos com você? Informar dados a uma empresa é uma atitude significativa, já que as pessoas dão acesso a um ambiente particular. Por isso, elas precisam confiar na empresa e receber algo em troca que traga algum valor para a sua vida.

Então, o primeiro passo para crescer a sua lista de emails é criar uma oferta relevante em troca dos contatos do usuário.

Como isso acontece?

Muitas vezes, isso acontece naturalmente quando a pessoa pede um orçamento ou faz uma compra. Mas ela também pode informar seu email para assinar uma newsletter, baixar um ebook, visualizar um catálogo, participar de um webinar. Então, pense no tipo de informação ou conteúdo que motive o usuário a deixar seus dados.

A captura dos contatos geralmente acontece por meio de formulários. Eles podem ser inseridos no site ou blog, em pop-ups, em landing pages ou nas redes sociais (em formatos de posts específicos para gerar leads). 

Mas não exagere na quantidade de campos — solicite apenas os dados que você precisa. Formulários com muitos campos e solicitações desnecessárias desestimulam o preenchimento.

Muitas vezes, apenas o email é suficiente. Solicitar o nome pode ser interessante para personalizar os emails. Telefone e endereço, vale a pena avaliar se realmente são necessários.

Você ainda pode perguntar alguma informação extra, como assuntos de maior interesse ou o cargo que ocupa, desde que utilize esse dado na estratégia.

Mantenha sua lista saudável

E, para construir uma lista de emails, basta coletá-los? Nada disso: é preciso manter a lista saudável. Ao longo do tempo, muitos emails deixam de existir ou de ser usados e aumentam o bounce rate das suas campanhas, ou seja, a taxa de erros de entrega aos destinatários.

Altas taxas de bounce podem ser interpretadas pelos provedores de email como práticas de spam e prejudicar a reputação do seu IP.

Então, fique de olho nas taxas de soft bounce (erros temporários) e hard bouce (erros permanentes) e faça uma limpeza periódica de emails problemáticos, suspeitos ou inexistentes. Isso ajuda a manter bons níveis de entregabilidade para as suas campanhas.

Como criar copys que engajam nos seus emails?

E na hora de escrever os emails… O que você deve fazer? É importante caprichar no copywriting para transmitir a sua mensagem e fazer os assinantes realizarem as ações que você deseja.

Veja agora algumas dicas para isso:

Mantenha o texto curto

Você sabia que o tempo médio de atenção dos seres humanos hoje em dia é de 8 segundos? Com isso em mente, fica claro que você precisa ser claro e objetivo na hora de escrever seus emails.

Revise e edite seus textos para se livrar de tudo que não é necessário para comunicar sua mensagem. Vá direto ao ponto no que você quer falar e evite distrações.

Use a linguagem adequada

Alinhe a linguagem dos textos à persona. Se você mira em uma persona jovem, descontraída e alegre, faz sentido escrever um texto sisudo? Dessa maneira, você não estabelece a comunicação que gostaria.

Portanto, considere o email como uma conversa com quem está do outro lado. Adote o tom de voz, as expressões, as gírias que usaria como se estivesse conversando com o destinatário.

Explore os gatilhos mentais

Gatilhos mentais são recursos que o cérebro utiliza para tomar decisões rapidamente, no nível do inconsciente. O marketing explora esses recursos para incentivar a tomada de ação a favor dos seus objetivos — e, é claro, podem ser usados também no E-mail Marketing.

Existem vários gatilhos: escassez, urgência, exclusividade, novidade, entre outros. No exemplo abaixo, você pode ver o gatilho da urgência sendo aplicado por meio de expressões como “últimas horas” ou “falta pouco” e da contagem regressiva — se não correr, você perde as ofertas!

Call to action (CTA)

Call to action é uma chamada que leva o leitor a realizar uma ação.

Antes de criar um CTA você deve ter um objetivo definido. Então, o seu CTA deve levar o leitor a fazer exatamente o que você deseja.

Além disso, você deve saber quem é o consumidor e o seu estágio no funil de vendas para saber para onde deve direcioná-lo.

Seu CTA pode ter diversos formatos: ele pode aparecer como um sidebar, textos (links) e imagem. Escolha o que melhor se adequa à sua campanha.

Um call to action pode servir para diversos objetivos, como:

  • Gerar tráfego para seu site ou blog
  • Sugerir a inscrição em um newsletter
  • Recomendar um download
  • Conseguir seguidores para redes sociais
  • Conseguir visualização de vídeos
  • Fazer com que o cliente responda uma pesquisa
  • Levar o cliente para uma página de venda.

Qual a melhor ferramenta de email marketing? (Gratuita e paga)

O que acha de conhecer algumas ferramentas de email marketing para ajudar na sua tarefa?

Selecionei abaixo algumas das melhores.

Veja detalhes sobre cada uma e escolha aquela que achar que mais contribui com a estratégia.

MailChimp

A MailChimp é uma das ferramentas mais populares para email marketing.

Ela é gratuita e oferece todos os recursos básicos para quem está começando, como a possibilidade de criar listas e layouts personalizados.

Com a plataforma, você consegue ainda mensurar os resultados das suas campanhas.

Egoi

A Egoi foi criada especialmente para simplificar todo o trabalho de email marketing.

Com a ferramenta, você consegue rapidamente automatizar mensagens, segmentar campanhas, criar newsletters, entre outras funcionalidades.

Além dos emails, a Egoi oferece suporte para comunicação com clientes por meio de SMS, SmartSMS, chamadas de voz, notificações push, web push e outros.

A ferramenta é gratuita para quem tem até 5.001 contatos, garantindo até 15 mil envios por mês.

Locaweb

A Locaweb é uma plataforma de hospedagem de sites que oferece recursos ilimitados a partir de valores bem acessíveis.

Com relação ao email marketing, ao oferecer a opção de agrupar contatos com características semelhantes, a ferramenta consegue gerenciar um mailing sólido e de qualidade para o envio rápido de campanhas exclusivas.

RD Station

Essa é a ferramenta considerada “tudo em um” para automatizar suas companhias de marketing digital.

Entre outras funções, a RD Station busca entender como cliente interage com sua empresa, para garantir a ação certa no momento certo.

LeadLovers

A Leadlovers é especializada na captação e nutrição de leads para sua empresa, seja por meio de anúncios, landing pages ou outras técnicas.

A ferramenta é paga, bastante completa e conta com diversos recursos para sua estratégia de marketing digital.

Principais erros que você deve evitar no E-mail Marketing

Se você planejar e executar as campanhas de E-mail Marketing com as dicas acima, já vai ver os resultados aparecerem. Mas você não pode cometer os erros que vamos mostrar agora — ou pode prejudicar as suas campanhas.

Confira quais são eles:

Comprar listas de emails

Comprar listas de email é o erro nº 1 do qual você deve fugir! Pode ser tentador crescer rapidamente a sua base de contatos, mas comprar listas prontas acaba sendo uma armadilha.

Elas vêm com inúmeros contatos inválidos e inexistentes que prejudicam sua entregabilidade. Além disso, esses emails não autorizaram o recebimento de mensagens da sua marca. Portanto, você tende a cair no spam e ainda prejudicar sua imagem no mercado.

Enviar com muita frequência

O principal motivo de descadastro de emails é o envio muito frequente. As pessoas não têm mais tempo para ler tudo que chega na sua caixa de entrada e se sentem sobrecarregadas.

 

É isso que mostram os dados da HubSpot: 51% das pessoas se descadastram porque recebem email com muita frequência (entre elas, 34% por receber mais de 1x por dia, e 17% mais de 1x por semana).

Fonte: HubSpot

Fonte: HubSpot

Portanto, também não caia nesse erro bastante comum. Não é na insistência de envio que você vai conquistar o usuário. É preciso ser relevante, não apenas no conteúdo do email, mas também no timing dos envios, de acordo com o que o usuário prefere.

Prometer uma coisa e entregar outra

No gráfico da HubSpot acima, você pode ver que 5% dos usuários se descadastram porque recebem conteúdos que não assinaram.

Ninguém gosta de ser enganado. É frustrante para o usuário clicar para abrir um email atraído pelo título, mas o conteúdo não ter nada a ver com o que prometia. Também não é legal se cadastrar para receber uma newsletter e começar a ver emails promocionais de parceiros da marca.

Então, cumpra o combinado. Lembre-se de que E-mail Marketing é relacionamento, e confiança é essencial para ter uma boa relação.

Leve sua estratégia de email marketing para o próximo nível

Com as orientações que demos até agora, você já pode criar campanhas de E-mail Marketing com excelentes resultados. É só seguir os passos, desde o planejamento, passando pela escolha da ferramenta e a execução da estratégia, até a análise dos resultados.

Mas, se você quer avançar, dá para extrair resultados melhores ainda com alguns hacks de email marketing. Veja agora quais são as nossas principais dicas para elevar o nível das suas campanhas:

Faça testes A/B antes de enviar

Testes A/B mostram qual versão do seu email marketing vai trazer mais resultados. Você faz um envio de teste para uma parcela da base de contatos, sendo que cada metade dessa parcela recebe uma versão diferente.

O que muda, em cada versão, é a variável que você quer testar, como o assunto do email ou a imagem principal da mensagem. Então, a versão que tiver melhor desempenho nesse envio de teste é disparada para o restante da base. Assim, você obtém mais resultados com a versão campeã.

Segundo a Litmus, fazer testes A/B resulta em um aumento de 37% no ROI.

Litmus informação de E-mail Marketing

Ofereça uma central de preferências ao usuário

Qual é a frequência ideal de envio? Sobre quais temas os usuários querem saber? Essas dúvidas sempre surgem no planejamento, e nem sempre é fácil respondê-las. Então, que tal deixar o próprio usuário escolher?

Na hora do cadastro, você já pode pedir para o usuário escolher uma frequência de envio e assuntos de interesse, por exemplo. Depois, em cada envio, você pode oferecer o link de descadastro geral ou de atualização das preferências de envio. Assim, os envios se tornam mais relevantes para ele.

Configure fluxos de automação

Quando você já tiver dominado as campanhas de E-mail Marketing, pode dar um passo à frente na criação de fluxos de automação. As principais ferramentas de email marketing oferecem essa possibilidade.

Um fluxo de automação é uma sequência de emails disparados automaticamente, conforme os gatilhos que você definir, geralmente associados a ações do usuário (baixou um material ou abriu um email, por exemplo).

Você pode usar fluxos de automação na nutrição de leads, no abandono de carrinho (exemplo abaixo), em ofertas de upsell e crossell, entre outros. À medida que amadurecer suas estratégias de email marketing, pode criar fluxos cada vez mais complexos e eficientes.

Então, já está na hora de começar a sua estratégia de email marketing! Você já tem as dicas para dar os primeiros passos com sucesso. 

Espero que todas as dicas dadas neste artigo possam ajudar a sua empresa a decolar. Faça seus clientes felizes e ela, com certeza, irá bem alto!

Aproveite!

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