Entenda como montar um Restaurante Delivery iniciando em sua casa
Quem acompanha as tendências do mercado sabe que os serviços delivery estão cada vez mais em alta. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a movimentação gerada por esse setor é de cerca de R$ 11 bilhões anualmente.
Todavia, assim como em qualquer segmento, é imprescindível entender quais são as necessidades desse setor conhecendo bem seu mercado, bem como os consumidores e o modo de operar para atender a essa demanda.
É preciso ainda de pelo menos três coisas principais para montar seu Restaurante Delivery: Planejamento, boa comida, um ótimo sistema para delivery e entrega de qualidade.
Planeje todo o processo do seu Restaurante Delivery
Você deve pensar em dividir seu processo em cinco etapas bastante importantes para o sucesso de seu Restaurante Delivery: análise do mercado, avaliação do público, abrangência da área de entrega, selecionar bons fornecedores e a escolha da melhor forma de oferecer o delivery, deve-se ainda avaliar a estrutura do seu restaurante.
A princípio você pode aprender a começar seu restaurante de casa com pouca estrutura, mas mantendo desde logo uma excelente qualidade dos seus produtos, Isso é importante porque a demanda vai aumentar.
5 pilares que você não pode abrir mão
1- Cozinha
- Montagem
Acompanhar a produção de ponta a ponta vai ajudar a encontrar pontos que precisam ser melhorados na cadeia produtiva e a perceber de que forma podem ser implementadas medidas que vão gerar economia para seu restaurante.
- Segurança
A segurança alimentar precisa ser um dos pilares do seu negócio, pois qualquer incidente pode causar danos irreversíveis à reputação de um restaurante. Por isso, é preciso haver um controle intenso de conservação adequada e higiene desde a aquisição de insumos até a entrega dos pratos ao cliente.
2- Operação
- Pedidos
Defina uma estrutura de atendimento para seu serviço de entrega em domicílio. Você vai contar com atendentes ou vai preferir um aplicativo delivery?
O interessante de se utilizar o app é que ele facilita a criação do cadastro dos consumidores, evita problemas com linhas telefônicas ocupadas, permite a fidelização de clientes por meio de programas de vantagens, por exemplo, e ainda lhe garante uma visão global do processo, desde o pedido até a entrega.
Seus clientes certamente vão gostar muito da comodidade proporcionada por esse serviço, já que o pedido é feito rapidamente, sem a necessidade de contato telefônico. Há também a possibilidade de ter acesso a imagens dos pratos, facilitando a escolha, além de já terem as informações sobre tudo que seu restaurante oferece, sem erros, sem ruídos
- Logística
Um processo eficiente de entrega passa por uma boa gestão dos pedidos. Assim, conte com um software que organize esse processo, conferindo a agilidade necessária a ele.
Além disso, certifique-se de que os pratos estão bem-acondicionados, a fim de manterem-se saborosos e próprios para o consumo, chegando ao cliente na temperatura adequada e sem vazamentos.
Por fim, estruture um time de entregadores que permita atender a todos os pedidos no menor tempo e com a maior qualidade possível.
Uma ótima alternativa é terceirizar o serviço de motoboy, pois você vai ter os profissionais capacitados de que precisa de acordo com a sua demanda sem que precise se preocupar com contratações.
3- Financeiro
Montar qualquer empreendimento exige investimento, tanto em tempo, quanto em dinheiro.
Por isso, antes de pôr em prática o que diz respeito ao funcionamento do seu Restaurante Delivery é fundamental pensar em quanto você tem para gastar para iniciar este novo projeto.
Calcular o custo de venda de um produto é fundamental. É importante mensurar os gastos com energia elétrica, água, pagamentos de funcionários, fundo de caixa, aluguel, entre outros.
É importante que nessa fase você seja realista. Pensar de forma clara e sem objetivos fantasiosos ajuda muito a obter bons resultados.
Nesse ponto, é importante definir os seus objetivos que se referem ao retorno financeiro, por exemplo, em quanto tempo será preciso obter valor x de lucro.
Depois de algum tempo, avalie os resultados.
É preciso ter alguns fatores em conta:
- O real interesse dos clientes. Às vezes, a proposta de um estabelecimento não combina bem com a do delivery, e os clientes preferem visitar o restaurante a receber a comida em casa.
- Se a procura for homogênea. O movimento no delivery tende a ser maior nos finais de semana. Caso ele não seja vantajoso nos demais dias, você pode restringir o serviço apenas às sextas, sábados e domingos.
- O retorno financeiro trazido pelo delivery. Se, em seu teste, o serviço nem ao menos se pagou, ele provavelmente não vale a pena.
4- Compras
Procure diferentes fornecedores. Veja quais são os melhores preços e verifique se o consumidor está preparado para lhe abastecer na frequência necessária.
Muitas vezes, é preferível contar com fornecedores menores, que fixam seu comércio na região. Grandes distribuidoras costumam oferecer produtos mais caros, menos frescos e produzidos com mais aditivos.
Muitos consumidores preferem alimentos orgânicos, atender a essa demanda pode ser de vital importância para atrair determinada parte do público.
5- Marketing
Quando falamos de marketing não é só panfletar, postar qualquer coisa no Facebook ou colocar um carro de som na rua.
Você tem que cuidar da sua marca mesmo antes de começar as operações, afinal de contas você pretende que seu Restaurante Delivery cresça e se desenvolva.
Se você deixar sua marca para segundo plano, sua empresa já vai começar perdendo. Então muito cuidado! Desenvolva uma marca que se ligue com o público que você quer atingir.
Pensar bem em como será sua embalagem, se fará um programa de fidelidade, como será a comunicação com seu cliente, o tipo de linguagem, se oferecerá descontos para empresas
Montar uma estratégia eficiente para alcançar seu cliente ideal vai proporcionar uma rápida penetração no mercado e alcançar seu público ideal.
Cuidar de todo o processo de comunicação para conquistar e reter seus clientes.
Vender online
Muitas pessoas já estão criando seus Restaurantes Delivery 100% no delivery online.
Esse canal de vendas já não é mais um diferencial, é essencial para sua empresa.
Se deseja impulsionar as vendas desde o início, não deixe de se cadastrar em aplicativos como iFood, Rappi, Uber Eats, entre outros.
Para isso, um Sistema para Delivery se faz necessário. Isso porque, aceitar pedidos feitos através de plataformas pode causar muitos transtornos se não for administrado da maneira certa.
Uma sugestão é utilizar o Sistema, que é capaz de reunir em uma única tela, os pedidos feitos em aplicativos diversos.
Dessa forma, fica muito mais fácil de dar conta da entrega sem atrasar o atendimento de nenhum cliente.
Vou te deixar duas sugestões:
As Redes Sociais
Os anúncios em redes sociais são uma excelente ferramenta para dar visibilidade ao Seu Restaurante Delivery, para isto será necessário:
Fazer a segmentação, você pode atingir apenas o público local, que vive ou trabalha nos bairros que você vai atender.
Outra vantagem é que as ações são mensuráveis, assim, você pode investir apenas nas que efetivamente dão resultado.
Caso o serviço tenha restrições de produtos ou de zonas de entrega, deixe isso explícito nos materiais.
Do contrário, você pode acabar com clientes frustrados, tudo o que você não quer!
Invista na fidelização de clientes
Manter um cliente antigo custa entre 5 e 7 vezes menos que conquistar um novo. Fidelizar não é uma escolha: é questão de garantir a sobrevivência do seu estabelecimento!
O seu Restaurante Delivery não é exceção. Você não quer que seus clientes peçam apenas uma vez: quer que eles sejam assíduos!
O primeiro passo é, obviamente, oferecer um serviço de alto nível. Entretanto, este é só o começo: contar com um programa de fidelização é importantíssimo. E você nem precisa ir assim tão longe! Oferecer um brinde para pedidos acima de um valor específico ou uma refeição grátis a cada dez consumidas são ações simples, mas com um efeito poderoso.
17 dicas de marketing digital para Restaurantes Delivery
1. Saiba quais são os canais mais poderosos de marketing digital para Restaurantes Delivery
Este deve ser o seu ponto de partida. Sua compreensão deve ir além da mecânica do canal: é preciso saber onde os seus clientes estão, como eles interagem com as marcas e o que chama a sua atenção.
Com este conhecimento em mãos você conseguirá economizar tempo, esforços e investimentos em canais que não trarão retorno ou que não fazem sentido para o seu nicho.
Mas para começar, você deve apostar em:
a) Facebook: a rede é uma das mais populares do mundo. Cerca de 127 milhões de brasileiros estão na rede e a acessam ao menos uma vez por semana.
b) Instagram: o app ganhou popularidade nos últimos anos e é reconhecida como a rede social com maior engajamento.
c) Site: ter um site próprio é essencial para qualquer negócio, pois além de ter um local seu para receber seus clientes é possível criar um blog e falar sobre o assunto do seu negócio, aumentando sua credibilidade e clientes.
d) Restaurante Delivery online: as pessoas buscam cada vez mais por comodidade, segurança e praticidade. Segundo dados do Sebrae, estabelecimentos com delivery tem um ganho 3X maior
2. Tenha um site atualizado e responsivo para o seu Restaurante Delivery
No ramo da alimentação, já se foi o tempo em que possuir um site podia ser considerado um diferencial.
Atualmente, além das informações básicas do restaurante, é possível inferir muito da qualidade do estabelecimento pela forma como ele se posiciona online.
Se o site é mal planejado, mal organizado, não passa por atualizações nem transmite esforço para encantar o cliente, será que vale mesmo a pena dar uma chance ao restaurante?
Além disso, a plataforma deve ser 100% responsiva (ou seja, que se adapta a tela de celulares), já que o celular já se tornou a principal forma de acesso à internet no Brasil segundo pesquisa produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br).
3. Invista em Chatbots
Você provavelmente já interage com muitos deles diariamente, mesmo que não se dê por conta.
Os chatbots são softwares que atuam como assistentes virtuais e se comunicam com os usuários para lhes dar assistência durante a navegação.
Eles permitem uma experiência mais personalizada e, quando seu uso é pensado estrategicamente, podem fornecer um grande diferencial na busca e retenção de clientes.
4. Produza bons conteúdos
O marketing de conteúdo continua sendo um componente essencial do marketing digital, assim como a qualidade do que é produzido e divulgado.
Logo, aposte em conteúdos originais e específicos para o seu nicho de mercado.
Ter um blog é estratégico, pois além de afirmar sua autoridade, bons conteúdos ajudam seus canais a terem um melhor posicionamento em mecanismos de busca.
5. Faça vídeos
Criar e compartilhar vídeos nunca foi tão fácil. E o consumo deste tipo de conteúdo vem crescendo a cada ano: no Brasil, o aumento foi de 135% nos últimos 4 anos.
Se o seu restaurante ainda não está tirando proveito disso, é hora de colocar esta estratégia em prática.
Para o segmento de alimentação, os vídeos de bastidores que retratam o dia a dia do estabelecimento e o preparo dos pratos são uma aposta certeira para estreitar o relacionamento dos clientes com a marca.
Quanto mais amamos um assunto, mais conteúdo gostamos de consumir sobre ele. Aproveite esta oportunidade para expor princípios e valores que constituem a marca e a fazem ser única.
Também invista em lançamentos ao vivo. Eles são um ótimo recurso para medir o interesse dos consumidores por determinado assunto e para convidá-los a interagir.
Para aumentar o alcance deste tipo de estratégia, vale buscar parcerias com influenciadores digitais.
6. Influenciadores de comida/ Food bloggers
Os influenciadores digitais são usuários de mídias sociais que adquiriram credibilidade em uma indústria específica – no caso do setor de alimentação, eles são conhecidos como food bloggers.
Eles possuem muitos seguidores, um alcance expressivo de seus conteúdos publicados e um grande poder de persuasão sobre sua audiência.
Em uma sociedade onde temos cada vez mais opções de produtos e serviços, boa parte dos consumidores acaba recorrendo às sugestões dos influenciadores digitais para a tomada de decisões.
Se você planeja lançar um prato novo, quer aumentar o movimento em seu restaurante, deseja atingir um público específico ou mesmo dar o pontapé inicial do seu negócio em mídias sociais, pode ser o momento certo para chamar um influenciador para visitar o seu estabelecimento.
7. Fique atento às avaliações online do seu negócio
A busca por recomendações online de produtos e serviços já faz parte da realidade de muitos consumidores.
Por isso, não deixe de acompanhar o que seus clientes falam sobre o seu estabelecimento na web.
Isso pode impactar diretamente na forma como as pessoas percebem a sua marca e influenciar a decisão delas sobre escolher ou não o seu restaurante.
Um ponto essencial é: responda todos os comentários e não meça esforços para transformar as avaliações negativas em positivas.
8. Tenha programas de fidelidade
Esta é uma estratégia antiga e muito eficaz no ambiente offline para quem deseja recompensar seus clientes mais fiéis.
Além disso, é uma ótima alternativa para movimentar seu restaurante em períodos de baixa.
Leve esta estratégia para o ambiente digital através de programas de membros, cupons online e programas de pontos. Aproveite para incentivar seus clientes a avaliarem o seu restaurante.
9. Faça promoções.
Promoções são sempre um meio de atrair novos clientes e aumentar as vendas em um determinado período.
Invista em promoções online que, além de possuírem um grande alcance e baixo custo, ajudam a movimentar as mídias sociais e reforçar o relacionamento com os atuais clientes.
10. Integre o seu restaurante a plataformas de delivery online de comida.
Um meio altamente eficaz para atender sua clientela online, mesmo sem possuir um site ou um serviço de e-commerce para restaurantes, é integrar o seu estabelecimento a aplicativos e sites de delivery online de comida.
Além de serem responsáveis pela logística de entrega, estas plataformas ajudam a trazer mais visibilidade para o seu negócio.
11. Elabore materiais gráficos
Outra sugestão relevante é usar materiais gráficos, como folders, folhetos e cardápios, para divulgar e incentivar o uso do delivery. Para isso, em todas as entregas, você pode incluir cardápio dos produtos oferecidos e panfletos, divulgando os serviços e opções de entrega.
Ademais, esses materiais podem ser distribuídos no próprio estabelecimento, nas mesas dos clientes ou na recepção. Uma estratégia de panfletagem na região de entrega também pode ser usada quando a empresa começar a oferecer o serviço.
12. Personalize os entregadores
Seus entregadores também podem fazer parte da estratégia de marketing para delivery. Além de serem treinados para atender o cliente com educação e gentileza, eles podem ser preparados com adesivos em seus uniformes e material de trabalho, apresentando o logo da empresa, telefone e, até mesmo, imagens atrativas dos pratos vendidos.
13. Divulgue nas redes sociais da empresa
Praticamente, todas as pessoas estão presentes em alguma rede social, seja no Twitter, no Facebook ou no Instagram, tornando esse meio um canal de divulgação interessante para qualquer negócio que ofereça delivery.
Em seu material de comunicação, como cardápios e folders, inclua as informações das redes sociais da empresa e peça para que os clientes acompanhem as novidades por lá. Uma dica é oferecer ofertas exclusivas nesse meio, o que atrai mais seguidores.
14. Use mídias pagas
Outro ponto importante na internet são os anúncios pagos. Flexível em conteúdo e investimento, o uso da mídia paga é uma estratégia que cada vez mais restaurantes usam para atrair clientes.
Crie campanhas no Facebook e use os links patrocinados no Google Adwords para conquistar usuários para seu delivery. O ideal é testar diferentes palavras-chave, imagens e conteúdos em cada meio, visando encontrar as melhores formas de vender mais por esses canais.
Nesse sentido, é relevante mencionar que muitas empresas contratam agências especializadas para tomar conta dessa estratégia, uma vez que ela exige tempo, dedicação e bom conhecimento para alcançar o sucesso.
15- Cadastre-se no Google Meu Negócio
Assim como a geolocalização, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que o Google oferece para que você seja encontrado de forma rápida e consistente por seus clientes atuais e novos.
Nele você pode colocar todos os dados do seu restaurante, fazendo com que ele encontre você de forma consistente, entendendo mais sobre o que pode oferecer.
Lá vai ter seu endereço, tipos de serviços, produtos e tudo o que achar relevante.
Você pode até compartilhar fotos dos seus pratos, fotos internas do estabelecimento e de eventos que fez, cardápio e todas as informações importantes para a divulgação do seu restaurante.
Algo que você mesmo diria sobre ele, se pudesse falar de um a um, no formato boca a boca de antigamente.
16- Invista em boas fotos
Quando dizem que nós comemos com os olhos, não é apenas um dito popular, é a pura realidade.
Quem nunca deixou de comer algo apenas julgando pela aparência? Se tratando da nossa alimentação, emocionalmente, vamos escolher sempre aquilo que nos parece mais apetitoso, bonito e saudável. Para isso, boas fotos são fundamentais.
Boas imagens, produzidas com equipamentos de qualidade, podem ajudar você e sua equipe a produzir um conteúdo relevante para os seus clientes se sentirem atraídos por seus produtos.
Isso vale também para ações offline, como os cardápios que são entregues no seu estabelecimento e panfletos pelo motoboy.
Essas imagens de qualidade são relevantes e fundamentais também nas redes sociais, quanto para os apps de entrega.
Acredite: um bom prato de comida é capaz de despertar desejo e atrair um cliente recorrente, aquele que indica e sempre procura seu produto.
Se seu ponto forte é a comida, basta investir na boa divulgação dela para que ele conheça seu produto pela primeira vez.
Depois, basta mantê-lo com sua marca em mente e atendê-lo com a mesma
17 Reavalie Seu Restaurante Delivery
Por que reavaliar?
Assim como nós, seres humanos estamos em eterna mudança e construção, uma empresa que almeja crescer também precisa ser orgânica, se adaptar aos tempos em que vive, não adianta uma Blockbuster se manter de pé a qualquer custo enquanto estamos em plena geração do streaming.
Outro exemplo é a empresa Coca-Cola que vende uma grande geração de pessoas não tomando mais refrigerante para optar por uma vida saudável, comprou a Minute Maid para ter dentro das suas opções sucos, além de Coca-Cola zero, Coca com Stevia, e muitas outras opções dentro do mesmo produto. A empresa é a mesma, o plano de negócio muda.
Para que um negócio dê certo é necessário se manter antenado aos fatores internos e externos e procurar sempre reavaliar o plano de negócio, claro que, reavaliar o plano de negócio não significa construir uma empresa do zero a cada mudança de estação, o core da empresa deve permanecer o mesmo, o que muda é o caminho que ela toma para chegar ao mesmo lugar: o sucesso!
Eu espero que este conteúdo tenha utilidade para você e seu empreendimento.
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E também me conte qual é a sua estratégia atual de negócios.
Como você vem fazendo o marketing digital para seu restaurante?
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