Web – Como Construir Sua Presença Online
Existem muitos locais onde as pessoas podem te encontrar, a sua presença na online. Neste artigo, vamos explorar a importância de estar online atualmente, bem como algumas formas habituais de o fazer, incluindo:
- Websites
- Fichas de empresa locais e sites de comentários
- Redes sociais
- Aplicações para dispositivos móveis.
Vamos conhecer todas as formas de criar uma presença online, desde Websites e redes sociais a fichas de empresas locais e sites de comentários.
A proprietária de uma pequena empresa, Rita Kitchen, relata um pouco sobre a sua experiência.
Disse que, quando começou a empresa, o plano de negócio girava em torno do comércio eletrônico.
Estava planejando uma empresa nacional de entrega de cupcakes, por isso, pareceu-me lógico que os teria de vender online.
Acho fascinante todo o processo de atrair clientes com as redes sociais, juntamente com a nossa presença online, e é muito interessante assistir à evolução do mesmo.
Hoje em dia, temos de admitir que é muito importante estar online. A forma mais óbvia de o fazer é através de um Website, que vale muito mais do que uma brochura online a descrever quem somos, o que fazemos e onde estamos.
Os Websites vão muito mais além: ajudam as pessoas a pesquisar, conversar com especialistas, ler comentários de clientes, ver vídeos, comprar coisas e até acompanhar encomendas.
Mas também é possível fazer negócios online sem um Website.
Suponhamos que tem uma padaria e quer que os clientes a encontrem, seja num Website ou não.
Imagine que você queira comer um bom pão caseiro e lembra-se de pesquisar online algo como “padaria perto de mim”, só para saber o que existe.
Poderá ver um Website de uma padaria local ou encontrar uma boa opção nas fichas locais.
Algumas empresas utilizam fichas locais para criar uma presença digital com produtos, como o Google My Business e o Bing Places para empresas.
Este tipo de diretórios permite às empresas publicar detalhes, como descrições, comentários, mapas e imagens.
Estas fichas são normalmente grátis e ajudam as empresas a aparecer em páginas de resultados quando as pessoas estão pesquisando nesse momento.
Além das fichas, também há sites de comentários para o seu tipo específico de negócio onde as pessoas deixam comentários e aos quais podem responder.
Obter ótimos comentários, dá-lhe vantagem sobre a concorrência.
Também pode utilizar as redes sociais como presença digital.
Pessoas no mundo inteiro utilizam o Facebook, o Twitter e páginas do Google+ para complementar e, nalguns casos, até substituir um site.
Também pode alcançar clientes online através de dispositivos móveis.
Já deve ter transferido aplicativos ou jogos no seu celular, certo? Agora, pode criar essas aplicações e oferecê-las diretamente aos clientes.
As aplicativos podem tirar partido das capacidades únicas dos celulares, como o GPS, os mapas e o próprio celular, para contatar com clientes.
Se um cliente instalar a sua aplicativo no dispositivo móvel, quando chegar perto da loja, a aplicativo poderá enviar-lhe uma oferta especial graças ao GPS.
Pode até deixar o cliente fazer uma encomenda neste momento e quando chegar à loja, pode ignorar a fila, levantar a encomenda e pagar ao tocar com o celular na registadora.
Também pode utilizar este tipo de aplicativos como ferramenta de fidelização para incentivar os clientes atuais e habituais a voltar, p. ex., para tomar um café grátis com um pão caseiro.
Todos estes elementos funcionam como uma montra digital, o seu espaço para interagir com os clientes e fortificar sua presença online.
Temos mais artigos sobre todas estas áreas mas, nos próximos dias, vamos centrar-nos nos sites.
Por exemplo, vai conhecer as bases do funcionamento dos sites, como escolher e registar um nome de domínio público, como fazer online aquilo a que se propôs da forma mais homogênea possível para os visitantes digitais, e de modo a viabilizar os objetivos de negócio.
Fique por aí, pois vamos abordar mais temas.
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