O que é Marketing Digital? Oito estratégias para Vender Online em 2021
Muitas pessoas têm me perguntado o que é Marketing Digital e o que realmente ele pode fazer por seu negócio.
Pergunto claramente se você vive sem internet? seu smartfone lhe faz fal? de quantas redes sociais você participa ativamente? agora se vocês me responderem não vivo sem nada disso, eu te digo, é aí que está seu cliente também.
Então se aprofunde no assunto que vai ser muito bom para você. Bons negócios!
E realmente do que se trata o Marketing digital, bom, são ações de comunicação que as empresas ou pessoas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.
Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
O e-marketing ou marketing eletrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes e aos seus stakeholders (públicos-alvo), dados demográficos de pessoas que são mais propensas a mostrar interesse em um produto ou serviço.
Ficou complicado, calma aí, vou explicar tudo isso mais fácil…
A utilidade e o crescimento do Marketing Digital é muito promissora nos próximos anos, e muita gente já sabe disso. E você? Quer estar preparado para saber tudo sobre esse assunto agora mesmo?
Se sua resposta for “sim”, contemple este conteúdo completo para que você entenda exatamente o que é Marketing Digital, seus principais benefícios, como fazer e como a sua empresa ou você mesmo que é um empreendedor digital se encaixa e possa tirar proveito disso.
Vamos lá?
Marketing
Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, sendo definido de uma maneira simplista pelo autor, como uma forma de suprir necessidades lucrativamente. Neste sentido, Casas (2007, p.15) menciona que:
“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade” (CASAS, 2007 p.15).
Para Peter (2000, p.4) o “marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de idéias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”.
Desta forma é possível identificar que o marketing tem uma função importante na venda de produtos ou serviços para a organização.
Tendo ainda como principais objetivos atrair novos clientes, prometendo-lhes valor agregado superior ao concorrente, mantendo e cultivando clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação.
Então, analisando os conceitos pelos papas do Marketing vamos juntos alinhar e transpor para o Marketing Digital de forma mais simples.
Marketing Digital é você está conectado com seu cliente gerando valor através de conteúdos, serviços ou produtos que atendam suas necessidades e gere negócios lucrativos para todos.
É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.
Usando canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros —, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.
Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas… Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.
Bom, antes de mais nada deixa eu te falar! este artigo é um pouco longo, mais, para você não perder nada fiz um e-book e você pode baixar e ler quando quiser
Confira algumas das principais vantagens do marketing digital:
1. Mais interatividade com a audiência
Uma das características que fazem o marketing digital ser cada vez mais adotado em relação aos meios de comunicação tradicionais é a interatividade com o público que ele oferece.
Pense bem: uma propaganda em jornal ou um anúncio na TV representam um modelo de comunicação de mão única. A marca transmite uma mensagem, mas não estabelece um diálogo com a audiência.
Com os canais digitais, por outro lado, o público consegue interagir com as marcas, opinar sobre produtos e serviços e compartilhar conteúdos, tudo com um simples toque.
- Permite segmentar o público com precisão
Um dos maiores problemas do marketing tradicional é que não existe controle sobre quem é impactado por uma campanha. É até possível escolher um jornal ou uma emissora de TV mais alinhada ao perfil do público-alvo da marca, mas isso não garante que essas pessoas terão real interesse no produto ou serviço.
Com o marketing digital, por outro lado, é possível direcionar as mensagens e conteúdos para as pessoas certas. Ou seja, apenas para aqueles usuários com o perfil ideal para seus objetivos.
Nos canais online, você pode segmentar o público com muito mais precisão por meio de características como faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização geográfica e até gostos e hábitos de consumo!
Assim, você tem uma campanha mais certeira e que conversa de verdade com o consumidor. E quando seu conteúdo está alinhado aos interesses do público, a chance dele fechar negócio com você é muito maior.
- Economia de custos
Você já parou para pensar em quanto custa para investir em uma estratégia de marketing offline, como uma série de anúncios na TV ou em um jornal de grande circulação? Acredite, é muito caro!
O marketing digital, por outro lado, exige menos recursos e profissionais para ser colocado em prática. Anúncios em redes sociais, por exemplo, exigem apenas uma fração do investimento de uma estratégia offline.
Além disso, como é possível segmentar o público com muito mais precisão, os recursos são investidos com muito mais eficiência, reduzindo o desperdício.
- Qualquer empresa pode investir
Como o marketing digital é uma estratégia muito mais barata que o marketing tradicional, podemos dizer que também é mais democrático!
Enquanto comerciais em TV, anúncios em jornais e outdoors costumam ser ações reservadas para empresas de grande porte, o marketing digital pode ser aplicado por qualquer um.
A internet permite que até mesmo pequenos empreendedores digitais, como Produtores e Afiliados, usem os canais online para divulgarem suas marcas e produtos sem gastar muito e sem precisar de grandes equipes.
- Permite analisar e mensurar as ações
Quando você divulga um anúncio em uma revista, dificilmente consegue determinar quantas pessoas foram atingidas pelo conteúdo e a porcentagem delas que adquiriram o produto ou serviço depois de ver a peça.
Isso não acontece com o marketing digital!
Graças à segmentação, você é capaz de direcionar sua comunicação para o perfil exato de seu público-alvo. Além disso, as ferramentas online permitem acompanhar em tempo real os resultados das campanhas com total precisão.
Objetivos
O principal objetivo é atrair pessoas que tenham potencial para se tornar um cliente. Para isso, outros objetivos também são trabalhados no marketing digital.
No marketing digital, um conceito muito importante é o de funil de vendas, pois através do funil é possível desenhar uma jornada do cliente, desde o ponto em que ele ainda não é cliente até a compra e o pós-venda.
Chegando a fidelização, onde o cliente ajuda na propagação da marca, defendendo ela e divulgando no boca-a-boca e nos meios digitais.
Quando o cliente chega neste ponto, ele tende a comprar novos produtos. E até neste ponto o marketing digital é fundamental, para criar uma esteira de produtos, vendendo mais para o mesmo cliente.
Importante usar conjuntamente o marketing de diferenciação para ter mais efetividade.
Principais Objetivos do Marketing Digital
- Desenvolver e fortalecer as marcas;
- Criar autoridade sobre um determinado assunto;
- Atrair novos clientes;
- Fidelizar clientes;
- Mais visibilidade da marca e dos produtos e serviços;
- Relacionamento com os consumidores;
Toda empresa tem o objetivo de vender, certo? Só que o marketing digital mudou radicalmente o processo de vendas.
Cada vez mais as pessoas usam a internet como referência de tudo.
Se antes a opinião do vendedor era suficiente para avaliar a qualidade de um produto, agora o potencial cliente vai pesquisar sobre esses produtos no Google.
Todo esse novo processo tem levado diversas empresas a repensarem sua forma de se relacionar com seus clientes.
Com a internet, tudo repercute em proporções grandiosas, tanto para o lado positivo, quanto para o negativo.
É preciso ter uma estratégia específica para lidar com os clientes atualmente e aí é que entra o Marketing Digital.
Principais estratégias
Com tantas vantagens, você não vê a hora de começar a aplicar essa estratégia em seu negócio, não é?
Mas como fazer marketing digital?
Bem, como a internet é um universo bastante amplo e a tecnologia não para de evoluir, não existe uma única maneira de fazer marketing digital.
Na verdade, existem dezenas de estratégias de marketing digital e novas táticas aparecem todos os dias. Porém, todas elas têm como objetivo de fortalecer uma marca e estreitar o relacionamento com o público.
Abaixo, você confere as estratégias mais comuns do mercado:
Inbound marketing
O inbound marketing, também chamado de marketing de atração, tem como objetivo atrair as pessoas, despertando o interesse do público nos produtos e serviços da marca.
Nessa estratégia, as empresas procuram compreender as dores e necessidades dos clientes em potencial para oferecer soluções mais assertivas para seus desejos e necessidades.
Ao contrário do marketing tradicional, onde o consumidor é passivo e apenas recebe a mensagem, no inbound ocorre o contrário. É o cliente que procura a empresa quando percebe que tem um problema.
Essa estratégia permite estabelecer um canal de comunicação e relacionamento com o público, criando uma audiência cativa e fiel. E como resultado, empresas que apostam nessa estratégia conseguem gerar 54% mais leads.
E com a internet e as ferramentas digitais, existem diversas maneiras de fazer esse processo de atração. O mais comum é a produção de conteúdo, ou seja, informações relevantes e que ajudam a resolver problemas.
É o que chamamos de marketing de conteúdo, que vamos explicar no tópico a seguir:
Marketing de conteúdo
Como explicamos, uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca é oferecer conteúdos e informações relevantes, que o ajude a solucionar seus problemas. E esse é justamente o objetivo do marketing de conteúdo.
Mas, para isso, é fundamental conhecer bem sua persona, que é o perfil de seu cliente ideal. Com isso, fica fácil criar conteúdos mais direcionados, que conversam diretamente com as dores do público. E, assim, gerar mais brand awareness para a marca, atrair tráfego qualificado e gerar leads.
E para aumentar ainda mais o alcance desses conteúdos, é importante oferecê-los em canais que o público-alvo costuma utilizar. Existem diversos meios para isso e os mais comuns são:
Blog
Criar e alimentar um blog é a estratégia de marketing de conteúdo mais comum e também uma das mais interessantes.
Afinal, o blog é um canal exclusivo de seu negócio, sem qualquer tipo de interferência comum em outros canais. Lá, você pode publicar o que quiser, quando quiser e do jeito que quiser, com total liberdade sobre os conteúdos produzidos.
Ter um blog ainda permite que sua marca ganhe relevância na rede e conquiste as primeiras colocações em mecanismos de busca. Isso dá mais visibilidade e aumenta as chances de atrair novos clientes.
Segundo dados da Leadlovers empresas B2B que possuem blog geram 67% mais leads do que as empresas que não têm.
Site
Por mais que seu negócio já tenha um blog, não pode deixar de ter também um site institucional.
Isso por que ele funciona como a casa da marca, reunindo em um só lugar as informações mais relevantes sobre seu negócio.
Dessa maneira, quando alguém pesquisar informações sobre você e seus serviços, terá mais segurança de que seu negócio é realmente confiável.
Além disso, o site pode servir como um canal onde as pessoas podem solicitar seus produtos e serviços, tirar dúvidas e entrar em contato com você.
Redes sociais
Outro excelente canal para interagir, se comunicar com o público e oferecer conteúdo de qualidade são as redes sociais.
Já não dá mais para falar em marketing digital sem citar as mídias sociais. Isso porque esses canais se tornaram extremamente populares entre as pessoas. Principalmente aqui no Brasil, onde 88% da população utiliza esses serviços.
Facebook, Instagram, YouTube, Twitter… Além de interagirem entre si, os usuários desses canais também podem se aproximar de suas marcas favoritas, buscando informações sobre seus produtos e serviços.
Assim, uma estratégia de marketing de conteúdo que inclua a gestão de mídias sociais pode ajudar a aumentar o alcance, a visibilidade e o número de vendas de seu negócio. 93% das decisões de compra são influenciadas diretamente pelas redes sociais.
Materiais educativos
Às vezes, um simples blogpost ou uma publicação no Facebook não traz informações suficientes para o público. Nesses casos, um conteúdo mais aprofundado pode ser necessário.
E-books, infográficos, tutoriais e webinars são apenas alguns exemplos de materiais educativos capazes de responder às dúvidas da audiência.
E o melhor de tudo é que você ainda pode condicionar o acesso a esses materiais a um cadastro em landing page. Dessa maneira, você trabalha a geração de leads de seu negócio.
Vídeo marketing
Os vídeos estão se transformando no tipo de conteúdo mais pedido e consumido pelos internautas. E faz sentido, já que são mais fáceis de consumir e entender do que um texto, por exemplo.
A sexta edição da Video Viewers, pesquisa encomendada pelo Google e conduzida pela Provokers, revela que o consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos cinco anos, enquanto o de programação de TV aumentou apenas 24% no período. enquanto a TV apresentou apenas 13% de aumento.
E com os avanços tecnológicos dos últimos anos, empresas de qualquer porte podem entrar no universo da produção audiovisual. Por causa disso, diversas empresas estão apostando no vídeo marketing como a base de suas estratégias de marketing digital.
Além disso, os vídeos são bastante versáteis e se encaixam em praticamente qualquer estratégia de marketing. Você pode fazer vídeoaulas, transmissões ao vivo, webinars, vídeos de demonstração de produtos, entre outros formatos.
E-mail marketing
O correio eletrônico não morreu e a prova disso é a grande quantidade de negócios que usam o e-mail marketing para se comunicarem com o público.
Essa estratégia consiste no envio de mensagens de e-mail para uma lista de contatos e pode ser utilizada para fortalecer a marca, divulgar produtos e serviços, se comunicar com potenciais clientes e vender.
E os números confirmam o poder desse canal. Segundo dados do Leadlovers, negócios que utilizam o e-mail marketing conseguem gerar até 50% mais leads qualificados, com mais chances de comprar.
Uma grande vantagem desse tipo de conteúdo é que ele permite segmentar as listas e acompanhar de perto dados como alcance, abertura e respostas.
SEO
Não adianta criar conteúdos incríveis se ninguém na internet for capaz de encontrá-los. E é para fazer sua marca ter mais visibilidade e credibilidade na rede que existe o SEO, ou Search Engine Optimization.
A otimização para mecanismos de busca tem como objetivo levar um conteúdo para as primeiras posições nos resultados de busca e, assim, atrair tráfego orgânico (ou seja, sem pagar por anúncios).
E por que isso é importante? Simples. Dados de uma pesquisa da Internet Marketing Ninjas sobre cliques orgânicos no Google constatou que o primeiro lugar ganha 21% dos cliques, o segundo 10% e o terceiro 7%.
Ou seja, é fundamental apostar no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais.
Funciona assim: os sites de pesquisa, como o Google, classificam conteúdos online de acordo com sua relevância para o usuário. Então, o SEO busca otimizar essas páginas de modo a mostrar aos motores de busca que seu site ou blog oferece a melhor experiência para o usuário e as respostas que ele busca.
Essas otimizações podem ser divididas em on page (que podem ser realizadas dentro da própria página) e off page (fatores externos à página).
Mídia paga
Não pense que o marketing digital consiste apenas em tentar atrair tráfego orgânico. Ele é o foco de grande parte das ações, já que não é necessário pagar por ele.
Entretanto, existe outra modalidade de estratégia que busca promover conteúdos por meio de anúncios: é a mídia paga, ou publicidade online.
A grande vantagem da publicidade online em relação à publicidade tradicional é a possibilidade de segmentar o perfil do público que será atingido pelos anúncios (idade, gênero, escolaridade, localização etc).
Isso garante campanhas com mais efetividade e custo-benefício, já que os investimentos iniciais são menores e o retorno é maior.
Por fim, existem diversas formas de anunciar na internet, como links patrocinados, anúncios em redes sociais, remarketing, banners e promoção de conteúdo.
Marketing de afiliados
Se você possui um produto – seja ele digital ou físico – ou possui muitos seguidores nas redes sociais e blog pessoal, pode se beneficiar do marketing de afiliados.
Nessa estratégia, o Afiliado divulga o produto ou serviço de um empreendedor ou empresa, (chamado de Produtor) em seu blog, site ou redes sociais. Em troca, recebe uma comissão por cada venda realizada.
Esse modelo permite ao Afiliado rentabilizar seus canais online, ao mesmo tempo em que oferece aos Produtores novos canais de divulgação. E os clientes também ganham mais canais para pesquisar sobre produtos e fazer uma decisão de compra assertiva.
Existem diversas plataformas que unem empreendedores interessados em aumentar as vendas com pessoas dispostas a divulgar produtos, como o Programa de Afiliados aqui da Hotmart.
CRO
Um dos aspectos mais importantes de qualquer esforço em marketing digital é a conversão. Ou seja, trazer usuários para a base da marca e levá-los até o fundo do funil de vendas.
A estratégia de CRO, ou otimização de conversão na sigla em inglês, permite saber onde as conversões não estão sendo bem exploradas em um blog ou site, realizando o que for necessário para melhorar os índices de conversão.
Durante o processo de otimização de conversão, é necessário revisar todos os pontos de contato com o lead/cliente do negócio para entender o que pode melhorar para que a conversão seja atingida.
Agora é com você! pronto para fazer ?
Este artigo procura compartilhar informações importantes para você que quer emergir nesta área, o marketing digital é uma estratégia bastante ampla, porém essencial nos dias de hoje. Portanto, você não pode deixar de investir nele!
Embora pareça algo complexo, acredite, o principal ponto para ter sucesso nessa empreitada é sempre procurar entregar valor para o público.
Não importa se você vai elaborar um blog, criar perfis nas redes sociais ou produzir vídeos para seu negócio. O importante é ter em mente os interesses e necessidades do público ao criar seus conteúdos.
Olha, vou deixar um link abaixo com um curso extraordinário que ensina passo a passo como construir um negócio lucrativo na internet.
Com este curso você pode mudar de vida o exemplo prático sou eu mesmo que aprendi fazer ebooks e ajudar a muitas outras pessoas a desenvolver seus negócios.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Click aqui e saiba tudo<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Deixe um comentário