COMO MONTAR UM PET SHOP? Por que investir no mercado Pet?
Se você tem paixão por animais e quer ser dono do próprio negócio, investir na abertura de um Pet Shop pode ser o seu ramo ideal. Esse segmento vem ganhando bastante destaque nos últimos anos e deixou de ser apenas um simples estabelecimento de banho e tosa.
O Mercado de Pet Shop é sem dúvida uma das melhores oportunidades de investimento. O varejo pet, possibilita um negócio com receita recorrente, combinando produtos e serviços no mix de lojas. O grande ativo para se diferenciar no mercado, é atuar com um modelo de negócio bem definido, ter acesso a amplo pacote de ferramentas de gestão de loja, ter condições de compras favoráveis junto a indústria, além de treinamentos contínuos, ferramentas de CRM e inteligência de varejo.
Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o setor apresenta um crescimento de, em média, 17% ao ano. Além disso, o faturamento anual passa de 20 bilhões de reais.
Hoje, esses locais oferecem uma enorme variedade de serviços, que vão desde a venda de ração até o atendimento veterinário, sendo considerados, muitas vezes, verdadeiros magazines para os filhotes e seus donos. Então, que tal entender como montar um pet shop e unir o útil ao agradável?
Construção de Um Plano de Negócio
Como montar um pet shop corretamente? O primeiro passo para isso é a elaboração de um plano de negócio. Esta ferramenta tem o objetivo de fornecer elementos para serem seguidos durante o curso da sua empresa, desde a abertura até o momento em que ela esteja estável.
O primeiro passo para montar um pet shop e fazê-lo dar certo é fazer um bom plano de negócios. Esse plano deve conter um estudo de mercado (potencialidades, limitações, concorrência), perfil do público-alvo, metas de curto e longo prazo, projeções financeiras, cálculos de custos, além de estratégias para o alcance dos objetivos. O plano também contempla estudos de marketing, planejamento financeiro e expansão. Enfim, é um documento que irá sustentar toda a administração da empresa, como se fosse realmente a coluna vertebral dela.
Por isso, é necessário que este plano seja bem estruturado, fazendo com que o dono do negócio se sinta menos perdido e possa andar com as próprias pernas. Além disso, contar com um documento assim dá a oportunidade de prever as dificuldades e imaginar formas de diminuir seus impactos.
Vale ressaltar que o planejamento de abertura do pet shop, quando bem feito, aumenta significativamente as chances de atingir o sucesso, pois evita que processos tenham que ser refeitos.
Definição do Público-Alvo
Um dono de negócio menos atento pode até pensar que o público-alvo de um pet shop é apenas todo mundo que tem um animal de estimação. Em um sentido mais amplo, isso até pode ser verdade, porém, bem sabemos que existem diversos tipos de pessoas, com várias espécies e raças de animais diferentes, certo?
Para saber quem você quer atrair para o seu negócio, uma das melhores práticas é começar respondendo a algumas perguntas bem básicas sobre os animais, como: Quais espécies você quer atender? Qual o porte dos animais? Que serviços pretende oferecer? O objetivo é vender mais produtos ou oferecer mais serviços? E daí por diante.
É necessário fazer uma pesquisa de mercado na região que o pet shop vai atender, uma boa pesquisa de mercado para montar um pet shop precisa responder os seguintes pontos:
- Quantos habitantes existem na região que o pet shop será montado?
- Desses habitantes, quantos possuem pets?
- Qual o número médio de pets por habitante?
- Desse número, quantos levam ao pet shop?
- Desses que levam ao pet shop, quanto gastam em média?
- Quantas vezes voltam no pet shop ao mês?
- Quantos concorrentes tem no raio de 5 km?
Com essas respostas já é possível calcular quantos clientes o novo pet shop terá antes mesmo de ser aberto, quanto faturará e qual será o valor recorrente de todos os meses. Com essas respostas você também conseguirá identificar o tipo de público e o que deve oferecer para ele.
É importante lembrar, ainda, que pessoas que frequentam pet shops são apaixonadas pelos seus animais e, normalmente, fazem de tudo por eles. E, justamente por gostarem de um bom atendimento para seus “filhos peludos”, também exigem um bom tratamento para eles. Então, não esqueça de buscar informações sobre os donos dos animais, como faixa etária, preferências e gostos pessoais.
Com o público-alvo definido, você pode passar para o conhecimento da concorrência de seu pet shop. Só lembrando que esses dois tópicos são partes importantes do plano de negócio e auxiliam na definição de outras questões, como o local do estabelecimento, que sofre influência direta das espécies que você pretende atender, e os equipamentos que serão comprados, que dependem do tipo de serviço que você vai oferecer.
Analise Detalhadamente Seus Concorrentes
Aqui está um ponto bastante delicado no processo de montar um pet shop, se por exemplo a sua pesquisa de público descobriu que existem 1000 potenciais clientes na região e que cada cliente gasta em média R$ 100,00 no pet shop, nesse caso você faturaria R$ 100.000,00 ao mês, número muito bom.
Agora imagina se você tiver 1 concorrente, não serão mais R$ 100.000,00, serão apenas R$ 50.00,00, continua bom mas não está excelente, você quer montar um pet shop que dê muito lucro.
Estudar o concorrente é importantíssimo, siga o passo-a-passo para estudar seus concorrentes
- Ande pelo bairro onde o pet shop será montado
- Entre em cada um dos pet shops abertos
- Colete informações desde preço até quantidade de funcionários
- Pegue panfleto e cartão
- Veja quais máquinas de cartão de crédito utilizam
- Anote o nome do sistema de gestão que utilizam
- Veja o perfil de público de cada um
- Faça uma estimativa do espaço físico do pet shop
- Anote os produtos que eles vendem
- Entenda tudo e mais um pouco de cada concorrente
Com os dados em mãos, hora de voltar para o seu plano de negócios de abertura do pet shop e detalhar o que cada um dos concorrentes faz de bom e o que fazem de ruim, pegue as boas ideias e descarte as ruins.
Esteja Por Dentro das Tendências do Mercado
Oferecer mais do mesmo é fácil, o que define o sucesso ao montar um pet shop e agrada a clientela é a inovação. Inovação só existe com a criatividade, se você quer montar um pet shop de sucesso precisará ter criatividade e inovar nos seus serviços e produtos.
O empresário que vai montar um pet shop precisa estar antenado, precisa saber o que está acontecendo e o que deixou de acontecer, estar ligado as tendências e porque não, ser uma tendência no bairro? O sucesso de um pet shop pode ser medido pela quantidade de concorrentes te copiando ou a quantidade de pessoas felizes com seu pet shop, ter concorrentes te copiando não é algo ruim, se estão te copiando significa que você está na frente e eles atrás, é um bom indicativo de que você montou um pet shop corretamente.
Estar sempre atualizado permite que você antecipe serviços, atendimentos e produtos e esteja um passo à frente da concorrência.
Ler jornais, revistas, assistir vídeos e entrevistas de profissionais da área ajuda bastante. Participar e trocar ideias em feiras e em grupos de discussão ajuda muito também.
Defina os Produtos e Serviços a Serem Oferecidos
O mercado é muito amplo e apresenta uma série de possibilidades. Ao montar um pet shop, é importante que o empresário defina a sua área de atuação e mantenha o foco. Ele pode começar com um pet shop pequeno, que ofereça rações, roupinhas e serviços básicos de banho e tosa. Ou, caso ele prefira, é possível montar um pet shop maior e mais completo, que disponibilize brinquedos, massagem canina, dog walker e até hotel para os animaizinhos.
Ao montar um pet shop você deve se atentar aos seguintes serviços:
- Estética: banho e tosa em loja ou móvel e SPA
- Saúde: atendimento veterinário
- Estadia: hotelzinho
- Recreação: creche, dog walk e festas
- Adestramento
- Serviços complementares como táxi dog
Vou dar uma ideia pra você pensar: Ao montar um pet shop, qual será a sua arma contra seus concorrentes? Preço Baixo ou Alta Qualidade? Os dois não podem e não dá certo, vá por mim.
Na pergunta acima, escolha Alta Qualidade, ofereça um serviço de primeira e cobre por isso, várias pessoas preferem pagar R$ 120,00 e ter alta qualidade do que pagar R$ 60,00 e ter um serviço meia boca. Não rebaixe seu pet shop e sua marca.
Cuide das Questões Burocráticas e Principalmente Tributárias
Antes de montar um pet shop e abrir suas portas, providencie toda a documentação necessária para legalizá-lo. Nesse sentido, é indispensável procurar o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) da sua região, a prefeitura municipal, a vigilância sanitária e também o ministério da agricultura. Se você pretende que sua loja comercialize animais silvestres, é preciso conseguir uma licença do IBAMA.
Vale destacar que para a venda de qualquer animal de estimação ou mesmo a doação é preciso inscrever a loja no Cadastro Municipal de Comércio de Animais — CMCA — e ter um profissional habilitado pelo CRMV que possa prestar serviços veterinários.
Consulte também:
Vigilância sanitária para entender sobre as condições de higiene e disposição do espaço
- Corpo de bombeiros para entender sobre os dispositivos de segurança necessários
- A prefeitura, a respeito de licenças de funcionamento
Agora sua outra preocupação deve ser com a tributação e regularização para montar um pet shop frente ao FISCO, não deixe de pagar o FISCO, jamais, o governo será seu eterno sócio e sonegação de imposto pode custar muito caro e pode fazer o sonho ir por água abaixo, ao montar um pet shop sempre esteja com o FISCO em mente.
A contratação de um contador, é obrigatória por lei a contratação dele. Procure um bom contador.
Escolha o Ponto Comercial Adequado Para Montar um Pet Shop
A escolha do ponto comercial é crucial para o sucesso do pet shop, ele precisa favorecer as suas atividades. Um pet shop escondido em uma rua escondida é garantia de baixo movimento, baixo faturamento e frustração do empresário.
Para escolher o ponto comercial para montar um pet shop, priorize os seguintes pontos:
- Lugares espaçosos
- Aluguel justo
- Circulação de pessoas
- Sem ou mínimo concorrentes
- Imóvel com espaço suficiente para comportar reformas e ampliações futuras
- O ambiente possibilita o bem-estar de animais e clientes
- Possui estrutura para ar condicionado
- O abastecimento de água é bom
- Possui sinal de internet
- Bem localizado
- Acessível
- Situado em uma área pavimentada.
- Pisos impermeáveis da loja e da sala de banho
- Sala de secagem e de tosa
- Instalações para abrigo dos animais
Encontre Fornecedores e Cote os Preços dos Equipamentos
Além da estrutura básica, alguns equipamentos são obrigatórios para montar um pet shop:
- Máquina de tosa profissional
- Secador
- Soprador
- Lâminas para máquina de tosa profissional e adaptadores
Você deve encontrar bons fornecedores para te fornecer esses materiais antes do grande dia da inauguração. Existem aos montes, basta uma pesquisa no Google, porém você precisa analisar preço, qualidade dos produtos, garantia, prazo de entrega e manutenção.
Negocie muito para não pagar preços abusivos, a concorrência para produtos de pet shop é grande, você pode se beneficiar disso, negocie.
Desenvolvimento do Planejamento Financeiro
Bom, como falamos, sabendo quem você quer atender e como fazer isso, é a hora de desenvolver o planejamento financeiro de seu pet shop. Sem saber quanto dinheiro você tem e onde ele será aplicado é praticamente impossível ter sucesso na administração de um negócio. Por isso, o primeiro passo do planejamento é colocar no papel tudo o que você já tem de investimento, próprio ou de terceiros, e analisar como ele será usado.
Dessa forma, você será capaz de saber a atual situação econômica da empresa e estabelecer metas para o futuro. Pode parecer estranho, mas, mesmo antes de abrir, uma empresa já tem sua movimentação financeira, por isso, o planejamento das finanças deve começar assim que os primeiros gastos e investimentos estiverem em suas mãos.
Neste plano, também devem estar listadas as principais dificuldades financeiras que podem vir a ser enfrentadas pelo seu negócio, como uma alta nos preços dos fornecedores ou uma queda na procura por serviços de banho e tosa. Para isso, é indicado dar preferência a um cenário futuro mais conservador, para não sofrer com surpresas desagradáveis.
O planejamento financeiro envolve tudo o que será pago e o que será recebido no período, receitas e despesas, portanto, para definir o que será pago é relativamente fácil basta somar todos os custos, agora definir o que será recebido que é mais difícil e aqui usaremos a pesquisa que fizemos lá em cima, onde analisamos o local, a clientela e os concorrentes
Vamos fazer um cálculo simples, suponhamos que os seguintes dados foram levantados:
- Margem bruta: 25%
- Moradores do bairro: 10.000
- Quantos dos moradores possuem pets: 1.000
- Moradores que levam animais ao pet shop: 800
- Número médio de pets por habitante: 2
- Gasto médio: R$ 100,00
- Vezes que voltam ao mês: 2
- Concorrentes no raio de 5 km: 1
Monte uma Ótima Equipe Para o Pet Shop
A depender do porte do pet shop que você deseja montar e também dos produtos e serviços oferecidos, é necessário ter uma equipe de peso com você, sem equipe as coisas não andam e o pet shop não cresce.
Abrir um pet shop exige uma equipe e montá-la não é algo muito fácil, é algo que acontecerá baseado no erro e acerto, não há maneira de acertar de primeira mas há maneiras de errar o menos possível.
Basicamente os funcionários de um pet shop precisam atender alguns requisitos básicos:
- Amar e cuidar dos animais
- Saber se comunicar bem
- Ter conhecimento em tecnologia
- Ser organizado e focado
- Ter agilidade para a execução de tarefas
- Defina um perfil de funcionário ideal
- Defina a quantidade de funcionários
- Busque em banco de talentos por currículos
- Use a regra: para selecionar 1 entrevisto 10
- Marque entrevistas de no mínimo 1 hora
- Monte testes simples que testam mais a capacidade intelectual e força de vontade do que conhecimento técnico
- Entreviste todo mundo e escolha os seus futuros funcionário
Cobre resultados o tempo todo, nunca, jamais, aceite menos que 80% do que foi pedido.
Seja criterioso na escolha dos profissionais, analise os currículos cuidadosamente e faça as entrevistas sem pressa. De modo geral, pet shops em estágios iniciais de implantação precisam de atendentes, veterinários, cuidadores e um gestor. Com as contratações concluídas, invista em treinamento.
Plano de Marketing
Os meios para desenvolver o plano de Marketing de um pet shop variam de acordo com o porte, produtos, serviços e o público-alvo escolhido.
É importante entender que a reputação e a credibilidade são fundamentais para tornar sua marca conhecida e respeitada.
Algumas dicas importantes explorar a divulgação de um pet shop:
Invista tempo para conhecer todas as alternativas para alavancar seu negócio. Os clientes não irão até seu pet shop sem um esforço de marketing. Atualmente existem inúmeras estratégias que podem serem feitas com baixo investimento. E lembre-se que não existe uma regra: o que funciona para um nicho de negócio, pode não funcionar para outro. Por isso, é importante planejar as ações e conhecer cada vez mais o público que se deseja atingir.
Esperamos que o nosso artigo ajude você a tirar o seu sonho do papel.
- Apresentação profissional – Desenvolva um conteúdo explicativo sobre o que você tem a oferecer e quem é você. Defina os principais serviços que oferta de forma clara, aponte clientes atendidos e exponha a missão dos serviços oferecidos.
- Redes sociais – Os perfis sociais, atualmente, são ferramentas de alto potencial para o plano de Marketing apresentar os produtos e serviços de forma profissional e com um custo relativamente baixo. Explore ao máximo todos os canais de distribuição nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e outros que promovem a visibilidade profissional e de serviços.
- Network – A melhor forma de aumentar sua rede é participar de feiras, palestras e encontros profissionais, mas lembre-se, o foco aqui é criar um vínculo profissional e nunca esqueça do seu cartão de visita.
- Marketing de conteúdo – produzir conteúdo para blogs ou sites que possuem relação com seus produtos ou serviços pode ajudar a atrair clientes para seu negócio e mostrar credibilidade de seus serviços.
- Promover eventos – Periodicamente promova eventos, passeios, palestras etc. Estes eventos evidenciam o seu pet shop para potenciais clientes e fidelizar os que já são clientes.
- Parcerias estratégicas: Seus fornecedores, clínicas veterinárias e empresas do segmento podem ser excelentes parceiros para divulgar e dar visibilidade ao seu pet shop.
Invista tempo para conhecer todas as alternativas para alavancar seu negócio. Os clientes não irão até seu pet shop sem um esforço de marketing. Atualmente existem inúmeras estratégias que podem serem feitas com baixo investimento. E lembre-se que não existe uma regra: o que funciona para um nicho de negócio, pode não funcionar para outro. Por isso, é importante planejar as ações e conhecer cada vez mais o público que se deseja atingir.
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